por Well Mag

O DILEMA DA FELICIDADE

Pensando no passado, na nossa cultura a felicidade era ordenada dessa forma: Passar de ano, ser inteligente, ter boas habilidades técnicas, ter um bom emprego, comprar um bom carro, uma casa, casar, ter filhos, viajar, isso nos  levaria ao sucesso e realização pessoal, portanto você seria feliz.

Então…. quando eu ganhar uma promoção no trabalho, serei feliz. Quando tiver o carro, serei feliz. Quando viajar para o meu destino favorito, serei feliz.

Mas serei mesmo feliz???? Será que procurando todas as coisas “fora” de mim eu serei feliz? Seguindo o exemplo…  o ter, o adquirir e o conseguir me levará a felicidade. Cientistas comprovaram, que a felicidade não é um trem que chega na estação e sim o que sai da estação.

A felicidade, nos dias de hoje, é encarar a vida com otimismo, de forma leve, é pensar na forma como você encara os seus problemas, que te levará ao sucesso.

As emoções positivas, regam o nosso cérebro com dopamina e serotonina, são elas que fazem as pessoas mais felizes, positivas e dinâmicas. Quando desbloqueamos o cérebro para o positivo, passamos a ser mais gratos, mais satisfeitos com o que temos HOJE, com as pessoas que convivemos, com o trabalho, com a VIDA.

Nosso cérebro funciona como uma máquina de hábitos, a parte mais difícil é começar. Segundo Shawn Achor, autor do livro, O jeito Harvard de ser feliz, ele diz que se você vencer 20 segundos a “preguiça”, você criará um novo hábito positivo. Ele percebeu que se colocar a roupa de ginástica ao lado da cama, seria mais fácil sair para correr todos os dias.

Já para os hábitos negativos, o interessante seria dificultar, por exemplo, preciso parar de comer chocolate todos os dias, mas se você tiver chocolate em casa ou na bolsa, ficará mais difícil conseguir parar. Porém, se tiver que sair do conforto da sua casa, depois de um dia de trabalho duro, para ter q comprar chocolate, as chances de você conseguir parar são enormes.

Dito isso, não quer dizer que problemas não ocorrerão no meio do caminho, mas certamente, você o encarará com muito mais positividade e leveza.

Pensando nesses conceitos de felicidade, sabemos que toda felicidade é embasada na psicologia positiva, o autor ensina que o desempenho, a produtividade, a energia, a resiliência e o humor, são as palavras que desencadeiam a felicidade.

Os princípios básicos da Psicologia Positiva para o sucesso e a realização são:

  • Treinar o cérebro para a positividade, criatividade e energia;
  • Atitude mental e posicionamento;
  • Ver oportunidade nas adversidades;
  • Comece com metas pequenas até conquistar a meta principal;
  • Regra dos 20 segundos – não desista, seja resiliente;
  • Gaste tempo com as pessoas que te levaram a alcançar suas metas e mantenha relacionamentos de qualidade;
  • Libere endorfina, exercite-se e medite.

Resumindo, a felicidade, não é somente uma sensação boa. Eu defendo a ideologia grega, a felicidade não esta no prazer momentâneo, é uma elaboração e construção de uma vida toda, vai muito além do que um estado de espirito. Momentos de prazer, não podem ser considerado felicidade. Não é possível ser feliz com o outro, se você não esta feliz sozinho.

Estudos mostram que pessoas felizes, geralmente, tem muitos amigos, são mais saudáveis, se exercitam mais, geralmente são aglutinadoras, divertidas e são mais criativas, na resolução dos problemas do dia a dia.

Não inverta sucesso com felicidade. Seja feliz, para conquistar o sucesso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *