por Well Mag

DIGESTÃO IDEAL SEGUNDO AYURVEDA

Uma amiga minha cozinha muito bem e é adepta a cozinha Ayurveda, uma prática da medicina antiga que se originou na Índia, então fazia sentido que ele fosse dessa opinião. Beber água à temperatura ambiente ou água morna é recomendado em Ayurveda para uma digestão ideal. Mas embora eu possa apreciar isso, também aprecio muito a água gelada – então, decidimos investigar as afirmações sobre a água morna ou quente ser capaz de ajudar na digestão.

Os praticantes Ayurvédicos acreditam que a temperatura de qualquer coisa que você coma ou beba pode ter um papel na digestão – não apenas a água. O líquido frio na verdade retarda todo o sistema digestivo ao restringir o fluxo sanguíneo para o estômago e intestinos e desacelerar a secreção de enzimas, que por sua vez pode causar estagnação linfática e um metabolismo mais lento. A temperatura ambiente e a água quente, no entanto, têm o efeito oposto, ajudando a aumentar a circulação no sistema digestivo e estimulando o ‘agni’, ou fogo digestivo.

Embora um “agni” forte esteja geralmente ligado a uma boa saúde geral, um “agni” enfraquecido ou problemas digestivos podem interferir em nossa capacidade de processar alimentos de maneira adequada e causar o acúmulo de toxinas chamadas “ama” em Ayurveda, que podem eventualmente levar a doença. Comparar beber água gelada com uma refeição a despejar gelo em uma fogueira ativa: geralmente é contraproducente e requer mais gasto de energia por parte do fogo digestivo para permanecer aceso.

Se você bebe água que tem aproximadamente a mesma temperatura do seu corpo, você não está perturbando o estado ideal do corpo ou interferindo na absorção de alimentos.

A temperatura ideal da água potável também têm raízes na manutenção da homeostase no intestino. Água quente é mais fácil de digerir porque está mais próxima da temperatura de seus órgãos internos. É a mesma razão pela qual a especialistas em Ayurveda sugerem beber água com temperatura morna, e não muito mais fria ou mais quente: Se você beber um líquido com aproximadamente a mesma temperatura do seu corpo, você não está perturbando o estado ideal do corpo ou interferindo na absorção de alimentos.

Quanto à pesquisa médica sobre se a água fria ou ajuda quente (ou prejudica) a digestão, há algumas evidências de que a água quente pode ajudar a promover a motilidade intestinal (também conhecida como passar coisas de forma eficiente pelo intestino) com base em um pequeno estudo que rastreou os movimentos intestinais de 60 pacientes que foram relatados recentemente a cirurgia abdominal. E outro estudo comparando os efeitos gastrointestinais da ingestão de alimentos em variáveis ​​em 50 pacientes com dispepsia funcional (uma condição que causa movimento mais lento do que o normal dos alimentos do alimento para o intestino delgado) encontrou um benefício de aceleração semelhante de consumir alimentos quentes versus itens frios: refeições quentes aceleraram complacência o esvaziamento gástrico. Esta não é uma prova conclusiva de que a água quente também ajuda a digestão em pessoas sem quaisquer condições pré-existentes, mas algumas evidências evidências básicas para apoiar a prática ayurvédica de evitar água fria.

Quando se trata de hidratação básica, no entanto, provavelmente não há muitos benefícios em beber água quente em comparação com água fria. Na verdade, a água fria realmente deixa o alimento mais rápido, permitindo uma reidratação mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *