“Saúde e bem-estar” é algo que todos desejamos em algum nível. Mas quando chega a hora, é fácil priorizar todo o resto – trabalho, tempo social, “tempo ocioso” na frente da TV ou navegando na internet. A intenção é boa, mas algo atrapalha a ação.
Claro, para realmente colher os benefícios de nossa saúde pretendida, precisamos transformar essas intenções em ações.
COMO PRIORIZAR O BEM-ESTAR: COMECE COM PEQUENOS PASSOS
Sim, você pode meditar por dois minutos pela manhã. É possível dar a volta no quarteirão durante a hora do almoço. Sim, você consegue fazer cinco minutos de treinamento de força antes do jantar. Os pequenos passos se somam e isso é o mais importante e mais sustentável.
IDENTIFICAR SEUS OBJETIVOS E PRIORIDADES DE BEM-ESTAR
É difícil trabalhar ativamente para algo nebuloso ou dar prioridade a algo indefinido.
Defina sua meta: 7 saladas por semana. 10.000 passos por dia. E então conte a um amigo ou escreva sua meta em um post-it e mantenha-o em sua mesa ou TV (em algum lugar você verá e será lembrado da meta tangível para a qual está trabalhando). A chave é tornar seus objetivos / prioridades reais, ao invés de teóricos.
ACOMPANHE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO E RECONHECE SEUS RESULTADOS
Quer seja um gráfico na parede ou uma planilha do Google, o ato de rastrear seus objetivos e esforços de bem-estar e ver o trabalho compensar aumenta suas chances de ser bem-sucedido. Os humanos são atraídos por ações que ganham reconhecimento, mesmo que seja apenas um adesivo com uma estrela em seu gráfico ou a satisfação de verificar se você atingiu sua meta semanal.
CONSTRUA ATIVIDADES DE BEM-ESTAR EM SUA VIDA E ROTINA
Coloque um post-it no espelho do banheiro para que antes de pegar a pasta de dente seja lembrado de usar o fio dental primeiro. Esconda os lanches não tão saudáveis atrás dos vegetais pré-fatiados na geladeira, para que antes de pegar [junk food favorita] você veja os vegetais preparados e seja lembrado de escolhê-los. Defina o alarme em seu telefone como um lembrete para fazer mini-pausas e alongá-lo enquanto estiver trabalhando em sua mesa. Use pequenos truques para tornar mais fácil para você incluir naturalmente os esforços de bem-estar em sua vida diária – mesmo quando você não está necessariamente pensando neles.
AGENDE SEU TREINO
Agendar sua caminhada na hora do almoço, treino noturno ou preparação para o almoço saudável durante a semana ajuda a reservar o tempo para que você possa transformar sua intenção em ação. Se você sabe que um bloco de tempo é reservado para o bem-estar, não ficará tão inclinado a preenchê-lo com outra coisa.
DIA DE BEM-ESTAR
Escolha um dia. Domingo – Mime-se com refeições e atividades saudáveis. Planeje uma caminhada, reserve um tempo para tomar um café da manhã saudável, inscreva-se para aquela nova aula de ginástica que você tem pretendido experimentar.
Ou talvez tire o dia para planejar com antecedência e resolver suas barreiras de bem-estar. Às vezes é difícil fazer alterações porque elas exigem uma preparação que não consideramos. Quer começar uma rotina de ioga, mas sente que não sabe o suficiente para começar? Convide um amigo guru de ioga para lhe ensinar o básico para que você tenha um ponto de partida.
CERCAR-SE COM BEM-ESTAR
A maioria das pessoas está interessada em “ser saudável” (independentemente de como elas possam definir isso), então trazer isso para o primeiro plano com amigos e familiares pode revelar alguns pontos em comum. Uma reunião de trabalho pode se transformar em um “passeio e conversa”. Ou talvez um amigo o convide para experimentar fazer lanche caseiro com ela. Cercar-se de pessoas e ambientes que promovem a saúde é importante para tornar o bem-estar uma parte acessível de sua vida.
ENTENDA SUA INSPIRAÇÃO
Mais importante ainda, para realmente priorizar o bem-estar, você deve querer e ver o valor nele. Torne essa inspiração visível para você – encontre uma imagem ou uma citação que ressoe com suas razões para querer atingir seus objetivos de bem-estar e transforme-a no plano de fundo da sua área de trabalho ou pendure-a na geladeira. Isso o lembrará de por que você valoriza o bem-estar, o que você quer dele e o que está disposto a fazer por ele.