Sabemos que os pés refletem o estado de nossos órgãos internos e, se aprendermos a observar os detalhes, conseguiremos prevenir algumas doenças.
Movimento do intestino – Situado no calcanhar, fendas e/ou calos nos podem estar refletir em algum problema intestinal, para isso, massagear os calcanhares, ainda que pareçam ser uma área mais dura. Uma dica é pegar uma pequena bola e pisar sobre ela repetidamente.
Região digestiva – o fígado, o estômago, o pâncreas e o baço, podem existir cálculos biliares no fígado e na vesícula quando encontrado calos. Se encontramos a coloração amarelada, faz referência aso fígado ou vesícula, a coloração esverdeada corresponde ao baço e sistema linfático.
Reflexo da coluna – A coluna reflete em todo o perfil da parte interna dos pés. Desse modo, fazer uma auto-massagem nas linhas internas do pés e isso repercutirá nas costas.
Dedos dos pés – refletem principalmente a área superior do corpo, com alguma exceção. O endurecimento da ponta do quarto dedo do pé ou na área inferior do quarto dedo do pé nos diz que a vesícula não está funcionando como deveria.
Pés frios – a temperatura fria (o que também pode acontecer com as mãos), é um desequilíbrio térmico em nosso organismo. Normalmente, o sistema digestivo está trabalhando demasiado ou há febre intestinal. Melhorar a alimentação e fazer banhos nos pés com água quente e massageá-los para aquecê-los.
Joanetes – Quando uma área está endurecida, significa que existe um órgão que também está endurecido. Estas calosidades também correspondem com a rigidez física e mental na região refletida.
Reflexologia – ajuda a prevenir/ melhorar doenças já existentes, para obter bons resultados, a melhor forma é tratá-lo durante alguns meses.
O corpo tenta sempre eliminar o máximo possível das substâncias tóxicas dos órgãos vitais, dessa forma, caminhadas descalço na grama, na terra ou areia da praia ajudam a reequilibrar as funções dos orgãos, outra dica é cuidar da alimentação.