De acordo com especialistas, basta RESPIRAR, para lidar com o estresse e a ansiedade. Explicaremos a diferença entre personalidades simpáticas e parassimpáticas e como podemos usar esse conhecimento para planejar nossos dias de uma maneira que evitar o desgaste.
As pessoas com predomínio do parassimpático são pessoas com ações relaxadas, calmas, firmes e positivas. Emocionalmente estáveis. Raramente ficam com raiva. Manifestam o desejo de serem cautelosas. Normalmente não sentem medo. Lento para tomar decisões. É comum faltar energia, porém apresentam resistência acentuada. Difícil entrar no ritmo pela manhã. Complicado levantar e agir. Muitas vezes se sentem tristes ou abatidos. Não gostam de praticar exercícios. Tendência a respiração lenta e regular.
As pessoas com predomínio do simpático são pessoas com boa capacidade de concentração, sendo capaz de manter bom estado de prontidão. Pessoas muito ativas e que gostam de tomar decisões. Pessoas raramente deprimida, porém impulsivas e com ações que podem ser explosivas. Passam por irritação e emoções frequentes. Também são agitadas e nervosas, impacientes e irritáveis e com sensibilidade a ruídos inesperados. Com respiração rápida e irregular. Baixa resistência e reserva de energia.
Por que não tomamos boas decisões quando estamos estressados (assumimos o padrão de respostas habituais). Aprender a controlar a respiração, nos ajuda a controlar o sistema nervoso, em vez de deixá-lo nos guiar.
Quando começamos a respirar, conseguimos nos conectar as emoções de forma mais consciente e profunda. Com isso, conseguimos dormir melhor, durante suas horas de sono, conseguimos permanecer mais calmos e, isso nos dá tempo para pensar e responder.
A respiração ter traz foco, concentração, te mantem com a “boca fechada” para responder as perguntas que não lhe agradam. Durante 2 a 3 semanas é o que o corpo leva para se acostumar com o hábito da respiração.
Por isso, quando passamos por medo, aflição, sustos, geralmente prendemos a respiração ou super ventilamos, isso nos deixa “a mercé” do stress. Quando treinamos a respiração te da a escolha de como “lidar” com qualquer situação de stress.
Vamos tentar? Seguem alguns App de respiração que poderão lhe ajudar.