por Well Mag

VULNERABILIDADE X CARÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS

O próprio amor exige que sejamos vulneráveis. É um ato de entregar o coração a outra pessoa e é um risco. Mas quando o zelo e o cuidado com a alma passam para o lado escuro da carência irracional? É apenas uma questão de linguagens de amor (alguns desejam mais toque físico ou palavras de afirmação do que outros), ou está enraizado em alguma insegurança profundamente arraigada e induzida por traumas? Ou…?

Na verdade, dificilmente é uma comparação – vulnerabilidade e carência podem estar em mundos separados.

Ser carente X ser vulnerável em um relacionamento está em dois extremos opostos do espectro do relacionamento. A carência tende a sugar a energia de seu parceiro, enquanto a vulnerabilidade puxa seu parceiro para dentro de você. Mostrar sua vulnerabilidade para seu parceiro, em essência, deixa seu muro para baixo, enquanto mostra um lado mais suave de você, e isso pode ser bastante atraente. Na verdade, a vulnerabilidade é um ponto forte e mostra que temos coragem de levá-la até lá. Mostra o quão sério levamos nosso relacionamento com essa outra pessoa.

A vulnerabilidade em seu relacionamento pode ser bastante libertadora e poderosa. Ao permitir que seu parceiro veja um outro lado seu que é muito humano e real, um nível mais profundo de intimidade se desenvolve. Ao permitir que suas emoções, fraquezas e sentimentos sejam conhecidos, um elemento de confiança é estabelecido entre os parceiros. ”

Por que alguns de nós se apressam repetidamente em relacionamentos?
Então, como pensamos sobre isso? Existe uma atração pela vulnerabilidade. Há muito pouca atração em ser carente. Ser carente é sufocar seu parceiro. A carência exige atenção total do seu parceiro para manter o relacionamento. Carência significa que você precisa das ações de seu parceiro para torná-lo completo. Por outro lado, ser vulnerável significa conduzir sua vida como uma pessoa realizada, enquanto permite que uma barreira seja derrubada por compartilhar fraquezas e emoções.

À medida que o relacionamento progride, ser capaz de se tornar vulnerável ao compartilhar seus sentimentos mais profundos e expor certas fraquezas pode ter o efeito de atrair seu parceiro para você. Por outro lado, ser carente de atenção e do tempo e afeto de seu parceiro pode ter o efeito oposto e afastá-los. Exigir uma mensagem a cada cinco minutos de seu parceiro é uma necessidade. Dizer ao seu parceiro que você se sente inseguro por não ouvir falar dele o dia todo é ser vulnerável – há uma grande diferença entre os dois. ”

Necessitar de alguém não é carência. Amamos nos sentir desejados e necessários. A carência é o extremo, a constante. Pelo contrário. Em vez disso, ouvimos: ‘ Adoro como ela / ele me mostrou alguma vulnerabilidade e confia em mim com seus pensamentos mais profundos ’. Um nível mais profundo de confiança é alcançado ao permitir a vulnerabilidade em seu relacionamento”.

Regra ao escolher um parceiro. “Pergunte a si mesmo:‘ Essa pessoa melhora minha vida ou a complica? ’Ser carente em um relacionamento coloca um fardo em seu parceiro que não deveria estar ali.” Não é nossa responsabilidade entreter constantemente nossos parceiros ou preencher todas as inseguranças. “Com um parceiro carente, tendemos a nos perder para satisfazer suas necessidades. Isso, é claro, leva à animosidade e ao ressentimento e, finalmente, a um relacionamento fracassado. ”

Então, como sabemos se estamos sendo necessitados, ou se nosso parceiro está sendo necessitado, em vez de vulnerável? Não há problema em avaliar a situação e decifrar. Alguns momentos difíceis podem fazer a vulnerabilidade passar para a zona de carência e não há problema em ser um suporte extra ou exigir suporte extra de vez em quando. É crucial decifrar se essa vibração é ou não situacional, ou um elemento significativo do seu caráter ou do seu parceiro. Dito isso, a carência irracional é algo que aprendemos de que todos podemos nos curar, se estivermos dispostos a reconhecê-la e fazer o trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *