Explicações para o que realmente está acontecendo estão enraizadas no bom senso, e ele propõe remédios simples e enraizados na natureza, como mirtilos prebióticos, espirulina e iodo. O iodo é particularmente interessante, porque para as pessoas que lutam contra doenças autoimunes, ou seja, uma classe de doenças misteriosas sem causa raiz conhecida e muitos sintomas devastadores. Para muitos, a implicação de que seu corpo está confuso e atacando a si mesmo parece um dos exemplos mais profanos de sabotagem. E simplesmente não é verdade: seu corpo não ataca a si mesmo, ele está atacando patógenos que se alojaram profundamente em seus órgãos, ou seja, um vírus de longa duração com implicações sistêmicas e de longo alcance. há muitas coisas a serem feitas sobre isso.
Milhões de pessoas lidam com misterioso ganho de peso, perda de cabelo, fadiga, névoa cerebral, ondas de calor, mãos e pés frios, unhas quebradiças, pele seca, pernas inquietas, insônia, memória prejudicada, depressão, moscas volantes, fraqueza muscular, perimenopausa e menopausa sintomas, ansiedade, tontura, formigamento e dormência, zumbido ou zumbido nos ouvidos e dores e dores. És um deles? Nesse caso, você pode estar vivendo com um problema de tireoide.
A doença da tireoide ainda é amplamente mal compreendida. Mesmo que você tenha sido diagnosticado com tireoidite, hipotireoidismo ou outro problema de tireoide de Hashimoto, as chances são extremamente altas de que você não está recebendo o tratamento mais eficaz, porque sem uma compreensão verdadeira das causas das doenças da tireoide, as comunidades médicas ainda não conseguem para oferecer remédios que curam o problema subjacente. E se você foi testado para problemas de tireoide e os resultados voltaram ao normal, você ainda pode estar sofrendo de uma glândula tireoide hiperativa e não saber, porque o teste da tireoide ainda não é totalmente preciso.
Em duas ou três décadas, as comunidades médicas terão os testes e as respostas para oferecer a você um verdadeiro alívio. Se você está sofrendo agora, porém, duvido que sinta que tem de esperar vinte ou trinta anos. Você já esperou o suficiente. Você já lutou por muito tempo. Você já foi paciente por tempo suficiente. Finalmente chegou a hora de se armar com a verdade, de aprender as respostas sobre o que está prendendo você – é o primeiro grande estágio de cura.
Autoimune?
Para começar, temos que estar cientes do que a doença da tireoide não é, e isso significa esclarecer a confusão autoimune. Quando se trata de compreensão médica de doenças crônicas – particularmente doenças autoimunes como a de Hashimoto – devemos ter em mente que, um dia, olharemos para o presente como um momento na história. A marca registrada da ciência é que seu estudo se desenvolve ao longo do tempo para permitir uma compreensão mais profunda, rica e verdadeira de nosso mundo. Novos experimentos melhoram os antigos; percepções claras substituem hipóteses equivocadas. Portanto, o que pode parecer a vanguarda do pensamento racional hoje pode um dia ser considerado desatualizado à medida que novos fatos vierem à tona. Esta é a perspectiva que temos de trazer para analisar as teorias médicas modernas: algumas irão resistir ao teste do tempo; outros não.
Atualmente, a teoria autoimune propõe que, em certas condições, o sistema imunológico de uma pessoa fica confuso e começa a atacar parte do corpo. No caso de Hashimoto, os pacientes são informados de que o sistema imunológico produz misteriosamente anticorpos que visam e danificam a glândula tireóide como se fosse uma presença estranha. Essa hipótese não se sustentará com o tempo. Por quê? Porque não é a verdadeira resposta.
O que a pesquisa médica ainda não descobriu é que o corpo nunca ataca a si mesmo; só vai atrás de patógenos. Os anticorpos são sinais de que há um vírus (ou às vezes uma bactéria) no corpo que o sistema imunológico está colocando toda a sua energia para lutar. Esse processo de um patógeno invadindo as células e o corpo trabalhando para combatê-lo cria uma inflamação. No entanto, os patógenos que causam essa resposta física geralmente são indetectáveis para os médicos – no momento em que um vírus começa a causar uma doença crônica em um paciente, ele geralmente se enterra tão profundamente nos órgãos da pessoa que o vírus não aparece no sangue testes – portanto, parece ser um mau funcionamento corporal e é rotulado como autoimune.
Algumas fontes que respostas autoimunes acontecem quando seu corpo está se defendendo de um gatilho (como um patógeno ou glúten) e fica confuso no processo, incapaz de dizer a diferença entre uma presença estranha e o tecido do seu próprio corpo. Não é assim que os gatilhos funcionam. Qualquer atividade de anticorpos ocorre porque esses anticorpos estão indo atrás do vírus, não seu próprio corpo.
Também é importante ter em mente que, embora a ciência tenha avançado em sua compreensão de muitos aspectos da função física, a glândula tireoide permanece em grande parte um mistério. O que torna muito mais fácil para as comunidades médicas rotularem doenças da tireoide como autoimunes, porque é difícil avaliar o que há de errado com um órgão se o próprio órgão é um mistério, e “autoimune” é uma etiqueta conveniente para “não sabemos o que há de errado com você”. O que realmente está acontecendo com seus pacientes que sofrem de Hashimoto, Graves e outras doenças autoimunes. Assim que a ciência médica finalmente descobrir a verdade subjacente sobre a autoimunidade – que não é o corpo atacando a si mesmo – o estudo e o tratamento de doenças da tireoide e outras doenças crônicas serão capazes de avançar rapidamente.