por Well Mag

TAI CHI

A sociedade está cada vez mais acelerada, deixando muitos de nós estressados, oprimidos e até ansiosos. Mas o tai chi, uma arte marcial tradicional chinesa, pode ajudar a trazer um pouco de calma e ordem ao nosso caos moderno. Esta prática mente-corpo (uma forma de “meditação em movimento”) é incentivada para uma série de benefícios à saúde, tanto mentais quanto físicos.

O QUE É TAI CHI?
Tai chi é uma antiga arte de luta chinesa baseada nos princípios do taoísmo e do confucionismo. De acordo com a filosofia taoísta, elementos opostos, embora complementares, yin e yang (☯︎), constituem o universo, e essas forças devem ser mantidas em um estado de harmonia para permanecerem saudáveis. O tai chi promove esse equilíbrio por meio da integração mente-corpo.

Hoje, o tai chi é praticado em todo o mundo para alguns fins diferentes: treinamento defensivo, exercícios físicos e meditação.

TREINAMENTO DEFENSIVO
Artes marciais externas (como caratê ou kung fu) geram força a partir da força física e agilidade. Em contraste, as artes marciais internas (como o tai chi) geram força da mente (energia espiritual qi), não dos músculos.

O tai chi como arte marcial incorpora movimentos suaves, circulares e tranquilos (e não, isso não significa que seja fácil!). O tai chi como autodefesa é desafiador e normalmente requer um treinamento adequado extensivo.

No entanto, o tai chi como um exercício mente-corpo é relativamente simples e rápido de aprender. Ele pode ser facilmente adaptado para todas as idades e níveis de condicionamento físico, desde atletas de elite até pacientes se recuperando de uma lesão ou em uma cadeira de rodas.

Então, como o tai chi evoluiu de uma arte de luta para uma prática universal de saúde?

TAI CHI COMO EXERCÍCIO FÍSICO E MEDITAÇÃO
O tai chi, como atividade física de baixo impacto, consiste em uma série de movimentos e alongamentos lentos, suaves e fluidos. Cada postura está conectada e flui perfeitamente para a próxima, mantendo o corpo em movimento constante e suave. O peso é aterrado e muda de perna para perna, mantendo o equilíbrio e a estabilidade.

Mas, para colher todos os benefícios para a saúde, a respiração profunda e a atenção plena costumam ser incorporadas a cada movimento físico. A respiração é intencional e a mente permanece calma e alerta, focada em cada sensação corporal.

ESTILOS DE TAI CHI
Existem cinco estilos de tai chi, cada um com linhagem, características e estilo de movimento únicos:

Chen: a forma mais antiga de tai chi; alterna movimentos rápidos e explosivos com movimentos lentos e graciosos

Yang: Mais popular e amplamente praticado; movimentos grandes e exagerados facilmente adaptáveis

Wu: Segundo estilo mais popular; ênfase em movimentos pequenos e compactos adicionando extensão inclinada para frente e para trás

Sol: Combinação de estilos; incorpora footwork exclusivo com movimentos suaves e fluidos

Hao: menos popular e amplamente praticado; avançado; concentre-se no qi (energia interna) com movimentos físicos muito pequenos

É importante escolher o estilo de tai chi certo para você.

Não sabe por onde começar?

Yang e Wu são frequentemente mais fáceis para iniciantes aprenderem

Yang é recomendado para quem está se recuperando de lesões (devido ao estresse mínimo nos músculos e articulações)

Chen ajuda a melhorar a força das pernas e alongar os músculos tensos

Quando praticados regularmente (e corretamente!), Todos esses estilos de tai chi trazem inúmeros benefícios à saúde.

00
Há evidências crescentes de que o tai chi pode ser usado tanto no tratamento quanto na prevenção de muitos problemas de saúde. Tanto assim, a Harvard Medical School sugeriu que o exercício fosse denominado “medicamento em movimento”. Mas “remédio” para quê?

Estudos mostram que o tai chi tem vários benefícios à saúde, incluindo:

MELHORA O EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE E FORÇA MUSCULAR
Um dos primeiros benefícios que os praticantes regulares de tai chi freqüentemente notam é a melhora do equilíbrio, da flexibilidade e da força muscular (da parte superior e inferior do corpo). Alguns estudos até relatam um risco reduzido de quedas (um aspecto importante do bem-estar dos idosos!). O tai chi é comumente recomendado como técnica de fisioterapia por esses motivos.

REDUZ A DOR CRÔNICA
Numerosos estudos demonstram uma redução na rigidez e nos sintomas de dor em condições como fibromialgia e osteoartrite. O componente atenção plena e meditação também é fundamental para melhorar a dor crônica.

REDUZ A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO
O tai chi está associado à atenção plena e à tranquilidade. Muitos profissionais relatam níveis mais baixos de estresse e melhora na saúde emocional.

MELHORA A QUALIDADE DO SONO
Estudos mostram que o tai chi melhora a qualidade do sono e pode ser uma terapia comportamental alternativa no tratamento da insônia.

MELHORA A FUNÇÃO CARDIOVASCULAR
O tai chi oferece alguns benefícios aeróbicos e demonstrou reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso. Muitos trazem benefícios para as doenças cardiovasculares (tanto na prevenção quanto no gerenciamento de doenças).

MELHORA A FUNÇÃO RESPIRATÓRIA
Estudos têm mostrado que o tai chi aumenta a capacidade de exercício e oxigênio, melhorando a função respiratória.

AUMENTA A FUNÇÃO COGNITIVA
Os exercícios físicos e a meditação melhoram a função cognitiva e da memória em geral – e o tai chi certamente também promove isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *