por Well Mag

SAÚDE EMOCIONAL – VOLTA AO TRABALHO X HOME OFFICE

Um estudo realizado pela IBM, a nível mundial, com 14.500 pessoas relatou a preocupação com a saúde mental e com a segurança no ambiente de trabalho durante a pandemia tem movido as demandas dos profissionais em relação às empresas.

Perguntados sobre os motivos pelos quais eles desejam voltar a trabalhar presencialmente ou seguir em Home office, a saúde mental aparece para ambos os casos.

Em 48% dos brasileiros entrevistados ela é o principal motivo que leva à preferência do modelo de trabalho. 10% desejam voltar ao escritório (motivo: saúde mental/ aumento de produtividade).

 52%  preferem continuar a trabalhar por Home Office (motivo: economia de tempo de deslocamento/ saúde mental)

Analisando a segurança física, 86% das pessoas gostariam que a empresa fornecesse teste de covid-19 obrigatoriamente a todos os funcionários e que  reportassem os casos positivos. Em, 87% garantissem condições sanitárias adequadas no ambiente de trabalho.

Com relação a contaminação por COVID-19, 86% concordam que os empregadores devem fornecer licença remunerada para os colaboradores contaminados.

Trabalhadores com filhos pequenos, 72% gostariam que a empresa oferecesse condições especiais, como horário flexível.

VOLTA ao trabalho presencial

Empresas de diversos segmentos estão planejando o retorno presencial ao trabalho dos funcionários, com a flexibilização do isolamento social em alguns lugares, porém, há muita discussão sobre os protocolos que as empresas devem adotar para evitar a contaminação do novo coronavírus e preservar a saúde física do profissional como o  uso de álcool em gel, Máscaras, Distanciamento de um metro e meio de uma estação de trabalho para a outra, Divisórias de acrílico, Cuidados para o uso de áreas comuns, jornadas divididas para diminuir o número de pessoas dentro dos escritórios, enter outros.

A primeira medida a ser tomada pelas empresas é ter empatia pelo funcionário e entender que o momento exige uma preocupação tanto com a saúde física quanto mental do trabalhador.

Vivemos um momento difícil, desde o início da quarentena. E se o empregado tem uma crise de pânico ao entrar num ônibus lotado com medo de ser contaminado? E se ele já teve covid-19, como será?

Apresentar um laudo médico para provar que não tem condições de voltar ou solicitar a rescisão do contrato do trabalho, tendo garantido seus direitos.

HOME OFFICE 

Por outro lado, algumas empresas já preferem que o retorno não aconteça até o final de 2020, por enquanto.

Algumas medidas já estão em prática para colaborar com a saúde mental dos funcionários, como a criação de cafés virtuais com o intuito de manter o contato periódico a fim de entender as necessidades das equipes, Oferecer um canal com uma equipe de saúde/ psicólogos, para auxiliar os funcionários, Happy Hour virtual com a turma do escritório, entre outros.

 

 

 

 

** referência a matéria do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *