Como você anda reagindo com as suas emoções? Passamos 24 horas por dia sentindo algum tipo de emoção, sejam elas as racionais ou as sensoriais, primárias ou secundárias. Mas é fato que navegamos entre elas durante nosso dia.
As emoções primárias: alegrias, raiva, medo, surpresa, aversão, desprezo, tristeza, neutralidade.
Já as emoções secundárias: ciúmes, ansiedade, simpatia, orgulho, vergonha, culpa, admiração, fúria, etc.
“As emoções são o que une o cérebro ao coração”. É a interação dos pensamentos com as sensações físicas”.
Ao ser controlado pelas emoções, seu humor cai, seu potencial cai, seu dia fica ruim e, ninguém gosta de estar perto de alguém que não consegue controlar suas emoções. Imagine ser controlado pelo ciúmes, por exemplo, ele corrói, destrói e até mata um relacionamento. Precisamos aprender a controlar nossas emoções e não deixar que “estraguem” seu dia, seus relacionamentos, seu trabalho.
As pessoas que sabem lidar com as emoções costumam ter um sistema imunológico mais saudável 29e têm relações muito mais saudáveis.
Mas como identificar estas emoções?
A primeira coisa a se fazer é conhecer o que você está sentindo e escolher entre quatro emoções básicas: raiva, tristeza, felicidade e ansiedade. Quando você reconhecer e compreender suas emoções, é preciso levar em conta os seguintes aspectos para aprender a lidar com as suas emoções:
- Determine e entenda a origem dos sentimentos
- Expresse seus sentimentos, mensagens como “Estou com ciúme porque…”, em vez de “Você me deixou com ciúmes por…”. Explique seus sentimentos sem acusar ninguém, porque se você escolher a segunda opção, concentrará sua culpa no outro;
- Reconheça os sentimentos já que eles são tão reais e válidos;
- Não reaja aos rompantes emocionais, numa pesquisa recente, dizem que a raiva passa em 90 segundos, por tanto, tentar controlar seus sentimentos ajuda;
- Mantenha a calma, se necessário, deixe o local para pensar e, assim, planejar uma resposta eficaz, em vez de reagir de forma automática, que pode fazer com que a situação piore.
- Desculpe-se, o ato de se desculpar, mostra respeito e desativa as emoções negativas. Mas vale lembrar que desculpar-se é um ato de reconhecer o erro e procurar uma mudança real;
- Resolva os conflitos, lide diretamente com as emoções, dialogando;
- Busque ajuda – se nenhuma das técnicas acima lhe fizer se sentir mais confortável, procure ajuda de um profissional.