Você tende a resolver problemas criativos mais tarde? Não consegue se concentrar direito pela manhã?
De acordo com Daniel H. Pink, autor de When: The Scientific Secrets of Perfect Timing, há pesquisas para mostrar que seus padrões de produtividade não são incomuns. De fato, como você se sente ao longo do dia pode ser um pouco previsível, se você prestar atenção aos detalhes certos.
“O campo da cronobiologia é uma tentativa de entender os ritmos biológicos da vida e como eles se relacionam com a psicologia e a economia. O que esses campos nos mostraram juntos é que o poder do nosso cérebro não permanece estático ao longo do dia ”, diz Pink. “Isso muda significativamente entre o pico diário da função cerebral e a menor função cerebral. Usando essas informações, podemos inferir que o melhor momento para realizar uma determinada atividade depende de qual é essa atividade – assim como do seu cronótipo. ”
Pink explica o que é um cronótipo e como determinar o seu e compartilha conselhos para os períodos com maior probabilidade de ser produtivo, criativo, focado e engajado.
Mas afinal, o que são cronótipos?
Um cronótipo é o rótulo dos ritmos biológicos inatos das pessoas – se elas naturalmente dormem cedo e acordam cedo (uma cotovia) ou vão dormir tarde e acordam tarde (corujas). Cotovias representam cerca de 15% da população e corujas representam cerca de 20% da população. O resto de nós está em algum lugar no meio.
Como você pode determinar seu cronótipo?
Existe um instrumento psicológico chamado questionário da madrugada (MEQ) que você pode usar.,
Há também um método simples de devolução. Primeiro, pense no que os cronobiologistas chamam de dia livre: um dia em que você não precisa acordar em um determinado horário e pode dormir sempre que quiser. Não é um dia depois de você trabalhar por três semanas e finalmente tirar um dia de folga e ficar sem sono. Em vez disso, você pode controlar sua agenda. A que horas você acordaria? A que horas você iria dormir?
Em seguida, determine o ponto médio do sono. Digamos que em um dia livre você iria dormir à meia-noite e acordaria às 8h. Seu ponto médio de sono seria 4h. A regra geral é que, se seu ponto médio de sono for antes das 3h30, você provavelmente cotovia. Se for depois das 17h30, você provavelmente é uma coruja. Se for entre 3:30 e 5:30, você está no meio.
Como a energia flutua durante o dia, dependendo do seu cronótipo?
Geralmente, passamos o dia em três etapas: um pico, um vale e uma recuperação. Para cerca de 80% de nós, o pico ocorre no início do dia, o vale no meio do dia e a recuperação no final da tarde ou no início da noite. Mas as corujas são diferentes: atingem seu pico muito mais tarde, no início da noite, no meio da noite ou às vezes até mais tarde.
Essas informações nos ajudam a determinar quando planejar determinadas atividades?
Durante o pico, somos os mais vigilantes. Somos difíceis de distrair e temos um humor geralmente positivo. Isso torna o pico o momento ideal para o trabalho analítico que exige foco e atenção: analisar os dados, revisar as etapas de uma estratégia ou escrever um relatório. As pessoas realizam esse tipo de trabalho melhor durante seu pico.
A pesquisa não é granular o suficiente para fornecer os melhores horários específicos. Mas, para cotovias, isso significa tentar fazer um trabalho analítico pela manhã. As corujas estão melhor fazendo esse tipo à noite. Cotovias e corujas têm um desempenho muito diferente às 8 da manhã do que às 20:00. Há também evidências interessantes de que, para muitas pessoas, as sessões de terapia podem ser mais eficazes pela manhã do que no final do dia, porque podem ver os problemas de maneira mais analítica.
“Você pode experimentar horários específicos para determinadas atividades, mas a regra geral é fazer seu trabalho analítico durante o pico, seu trabalho administrativo durante a calha e sua percepção durante a recuperação”.
No início do meio da tarde, durante o vale, a maioria das pessoas mostra grandes quedas no humor e no desempenho. Por exemplo, as crianças que fazem um teste padronizado à tarde são piores do que os alunos que fazem o mesmo teste pela manhã. Há um número desproporcional de acidentes de carro à tarde. Os hospitais veem grandes quedas na lavagem das mãos e aumentos significativos nos erros médicos. Durante o processo, devemos fazer coisas que não exijam muita atenção ou criatividade. É um bom momento para enviar e-mails ou abordar outros trabalhos administrativos.
Para a maioria de nós, o final da tarde e o início da noite são o estágio de recuperação. Nosso humor volta a subir, mas nossa vigilância não. Isso torna um bom momento para resolver o que os psicólogos chamam de problemas de percepção. Os problemas de percepção não se inclinam para a lógica matemática. Eles exigem maior folga mental, criatividade e pensamento divergente. A pesquisa mostrou que, se você der às pessoas que não têm noite um problema de percepção, elas serão