Se você sentir que está urinando em chamas, pode estar com uma infecção do trato urinário. Nossas condolências. Ter uma Infecção Urinária é obviamente uma dor na bunda da uretra, em parte porque pode fazer xixi parecer um castigo, mas também porque você precisa consultar um médico para tomar antibióticos para esclarecer tudo. Então, há alguma maneira de realmente evitar que todo esse pesadelo aconteça em primeiro lugar?
Primeiro, vamos ver o que realmente é uma Infecção Urinária. As Infecção Urinária geralmente acontecem quando as bactérias entram na uretra (o duto que leva a urina da bexiga para fora do corpo) e começam a se multiplicar. Esse tipo de infecção pode se espalhar e afetar outras partes do trato urinário, incluindo bexiga, ureteres (os tubos que conectam os rins à bexiga) e os rins.
As Infecção Urinária nem sempre causam sintomas, mas quando o fazem, são incrivelmente desagradáveis. Você pode sentir aquela sensação de queimação clássica, uma necessidade de fazer xixi o tempo todo, mas só conseguir expelir um pouco (ou nenhum) ao tentar, e dor pélvica. Seu xixi pode ficar confuso também; uma Infecção Urinária pode fazer com que a urina fique turva, com cheiro forte ou até mesmo com uma cor diferente (como vermelho, rosa ou acastanhado devido ao sangue).
Considerando que as Infecção Urinária têm aproximadamente zero benefícios, muito bom para você por tentar evitá-las como uma praga. Aqui estão seis maneiras de reduzir potencialmente o risco de contrair uma Infecção Urinária no futuro.
1. Limpe da frente para trás ao usar o banheiro.
Essa dica faz todo o sentido quando você considera sua anatomia. A abertura da uretra fica bem próxima ao ânus, que pode estar repleto de bactérias gastrointestinais. Quando você limpa de trás para a frente, corre o risco de levar essa bactéria para a uretra, onde pode causar uma infecção. Limpar da frente para trás não elimina totalmente o risco de bactérias causadoras de infecção chegarem à sua uretra, mas definitivamente o reduz.
2. Não segure seu xixi por horas quando você precisa ir.
Pode ser irritante parar o que quer que esteja fazendo e encontrar um banheiro, mas você realmente não deve ignorar as mensagens de seu corpo faça xixi agora. Quando o xixi fica parado na bexiga por muito tempo, ele dá às bactérias a chance de crescer e potencialmente causar uma infecção. Ao esvaziar a bexiga o mais completamente possível, você está eliminando qualquer bactéria que possa ter sido ‘empurrada’ para o trato urinário inferior .
3. Faça xixi após o sexo para eliminar as bactérias de seu sistema.
Se você tiver Infecção Urinária recorrentes (ou seja, duas ou mais em seis meses ou três ou mais em um ano) e nunca fizer xixi depois do sexo, você pode querer considerar isso. Embora o sexo possa ser incrível, todo esse movimento pode empurrar as bactérias para cima ao redor da uretra. Fazer xixi depois do sexo pode ajudar a eliminar a bactéria e diminuir o risco de desenvolver uma Infecção Urinária.
Mas e se você realmente tiver que fazer xixi antes do sexo e não tiver muito em seu sistema quando terminar? Beber água para tentar encher a bexiga novamente. O objetivo é ser capaz de fazer xixi “como uma mangueira de incêndio” para eliminar qualquer bactéria.
4. Não use nada perfumado em qualquer parte de sua anatomia sexual.
Pós perfumados, sabonetes e produtos de menstruação como almofadas podem irritar sua uretra, aumentando sua suscetibilidade a uma Infecção Urinária. Algumas pessoas podem usar esses tipos de produtos sem problemas, mas se você sente que está sempre pulando de um Infecção Urinária para o outro, não é uma má ideia manter as coisas lá sem fragrâncias para ver se faz diferença.