por Well Mag

PILATES OU MUSCULAÇAO?

Pilates e a musculação são atividades que estimulam o corpo de maneira diferente e complementar, ou seja, associando as duas práticas o benéfico para a saúde do corpo é muito maior.

Muitas pessoas procuram a musculação objetivando o ganho de força muscular e hipertrofia consequentemente mais saúde e boa aparência estética. Já a maioria das pessoas que procuram o Pilates se interessa em melhorar a postura, aliviar dores, maior alongamento, mobilidade e força do “core”, que são os músculos que formam o centro do corpo.

Entretanto, combinando os dois métodos, é possível entregar ao cliente, resultados muito além do esperado; um corpo saudável, forte, equilibrado e com menos risco de lesões, seja no esporte ou em atividades físicas do dia a dia.

Na musculação, o foco está nos músculos mais superficiais, chamados mobilizadores, sendo estes na sua maioria músculos grandes, volumosos que respondem mais rapidamente aos estímulos e obtendo resultados visíveis mais rápidos. Além disto, os grandes músculos também são responsáveis pela sustentação óssea, prevenindo lesões futuras, inclusive na 3a idade, quando a massa óssea começa a diminuir e aumenta o risco de osteoporose. Neste ultimo caso, o Pilates também é um aliado importante na prevenção e tratamento.

Já no Pilates, o foco está nos músculos estabilizadores do centro do corpo. Hoje em dia, eu vejo o centro do corpo como todo o tronco, desde caixa torácica, cintura escapular, passando pelos músculos abdominais, das costas, lombares, musculatura glútea, pélvica e do períneo.

Costumo dizer que, muitas vezes, as pessoas constroem “castelos de areia”, e aparentemente são fortes, mas não tem uma base de sustentação, que são justamente os músculos do centro do corpo. E mesmo fortes, tem lesões recorrentes.

Portanto, além dos benefícios do Pilates já citados, acho de suma importância, o trabalho preventivo que o método oferece para pessoas com lesões recorrentes; além da reabilitação, a prática regular deixa o corpo mais equilibrado e com boa postura, o que por si só já diminui o risco de novas lesões.

Normalmente, a musculação é feira de forma mais rápida e ágil, estimulando alguns grupos musculares, já o Pilates é executado de forma mais lenta e controlada e com um numero de repetições menores; além disto, o Pilates proporciona ao aluno o ganho progressivo da flexibilidade muscular e mobilidade articular, dentro da biomecânica natural. Isto possibilita a sensação de um corpo mais ágil, longilíneo.

@ Anastase- Maragos

O Pilates, também é um grande aliado na melhora da qualidade do movimento, e consequentemente postural. A musculação também é diretamente beneficiada com a melhora habilidade do corpo em se movimentar.

Outro benefício do Pilates é a melhora do foco e concentração, pois todo exercício deve ser feito com atenção, qualidade em todas as repetições. Usar este mesmo princípio durante a musculação também é um diferencial que vai auxiliar no ganho de força muscular durante a mesma.

Assim, os dois métodos vão se entrelaçando e criando um corpo forte, harmônico, saudável e mais bonito esteticamente, diz Patricia Macedo, proprietária do Espaço Kinésio – Pilates & Terapias Manuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *