por Andrea Dib

PALPITAÇØES POR MEDO – UM OLHAR DIFERENTE

MEDO – A emoção, talvez mais presente nos dias de hoje, não é mesmo? O medo pode ser o teu maior aliado…mas em desarmonia, o teu maior inimigo. 

Em equilíbrio, te protege dos perigos, aciona o sistema nervoso simpático, liberando adrenalina e outros hormônios para você correr! Já em desequilíbrio, torna-se um adversário latente, que congela e traumatiza, podendo te levar a uma constante sensação de stress. 

Na visão oriental, o MEDO faz morada na energia que circunda os rins e a bexiga, conhecido como o elemento Água, no qual controla o elemento Fogo, simbolizado pelos órgãos do Coração e Intestino Delgado. É um ciclo de dominância e essencial de ajuda onde os rins governam a água que sobe para nutrir a energia do Coração e para apagar o FOGO.

Neste caso, se o Qi (energia) dos rins estiver deficiente, o coração (onde a mente se aloja = SHEN) começa a esquentar podendo levar o paciente a ter uma série de sintomas como agitação mental, PALPITAÇÕES, insônia e ansiedade. Ou até mesmo haver um declínio na visão ou na audição acompanhada de fadiga e dores na lombar/joelhos.

Os rins são o centro do Yin e do Yang do corpo, a origem da vida, abriga a força de vontade (Zhi), a determinação, o entusiasmo, a firmeza e o espírito de iniciativa. Enquanto a força de vontade é expansiva, o medo é restritivo, constringindo a sua potencialidade com ser universal e afetando diretamente a psique – causando ansiedade e sintomas cardíacos. 

Além disso, o medo bloqueia e faz o Qi descender – um clássico exemplo são as crianças que urinam na cama por medo do escuro ou até mesmo em adultos que sofrem por uma súbita incontinência urinária ou diarréia após um susto. 

Também, o elemento água se desgasta e entra em deficiência energética com o excesso de doces, atividade sexual desenfreada, pouca hidratação e sono. 

Como podemos fortalecer a energia dos rins, a coragem e disseminar o MEDO?

  1. Descanso suficiente (individual) 
  2. Alimentação baseada na dietética chinesa dos Qi dos rins como: caldo de ossos, mel, gergelim escuro, peixes, óleo de coco, manteiga ghee, congee, feijão, algas marinhas, raízes e etc.
  3. Fortalecer a energia dos Rins, Intestinos e Vesícula biliar (tomada de decisões)  através da acupuntura e plantas medicinais. 
  1. Práticas de respiração (Adhama Pranayama, Nāḍīśodhana – alternada, Pranayama Kapalabathi e Ujjayi) 
  2. Ásanas do yoga , Qi Gong ou caminhada na natureza 
  3. Sentir as emoções reprimidas, principalmente as mágoas, tristeza, permitir o Luto – mas não focar nelas por muito tempo. 
  4. Uma nutrição funcional e individual para a saúde do intestino grosso. 

Mas…o coração, imperador das emoções tem medo de sofrer…”diga para ele que o medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E que nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade”. (O Alquimista)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *