Se você já tentou trabalhar um dia completo e produtivo depois de uma noite de sono terrível, você experimentou os efeitos de curto prazo da privação de sono na capacidade do seu cérebro de operar de forma otimizada. Às vezes, nem mesmo operamos funcionalmente. Imagine que estamos usando apenas uma pequena fração da capacidade do nosso cérebro. É como ter um tanque cheio de gasolina, mas apenas ser capaz de engasgar em volta do quarteirão.
O cérebro faz coisas muito sérias quando dormimos. É claro que todas as células do nosso corpo usam esse tempo de restauração imperativo para desintoxicar, organizar e rejuvenescer, curando-nos, reparando-nos e mantendo-nos em estado de alerta. É um momento mágico. Se você já foi pego fazendo práticas de autocuidado tarde da noite para encaixá-los todos, corte-os e vá para a cama mais cedo. Realmente faz tudo por você.
Na verdade, os efeitos a longo prazo da privação do sono são bastante perigosos. Padrões de sono crônicos e inadequados nos colocam em maior risco de desenvolver depressão, problemas de cognição e memória, e distúrbios neurológicos como Alzheimer e demência no futuro – e mais cedo.
Um sono bom e restaurador desempenha um papel vital na função de desintoxicação natural do cérebro. A beta-amilóide é um resíduo metabólico – um tipo de proteína – que se acumula no fluido entre as células cerebrais. Quando descansamos, relaxamos e dormimos profundamente, nosso cérebro esvazia isso. Quando não reservamos tempo para relaxar ou alcançar um descanso de qualidade, esta proteína se acumula e se aglomera, formando um material espesso semelhante a uma placa.
Como se pode imaginar, um material espesso, semelhante a uma placa, não é uma boa barreira para se formar entre as células cerebrais. Ele bloqueia a comunicação entre os neurônios, o que afeta a memória e a função cognitiva, e é um catalisador para o aparecimento de doenças degenerativas como Alzheimer e demência.
Outra função importante proporcionada por uma boa noite de sono é a redução da inflamação. Mesmo apenas uma noite de sono insatisfatório pode aumentar os níveis de inflamação no corpo, incluindo o cérebro. O aumento da inflamação em um nível crônico devido à privação de sono contínua pode resultar em síndrome metabólica, que é uma cascata de condições potencialmente fatais, como doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes. Essa inflamação também estimula o acúmulo de beta-amilóide.
Se isso soa como uma tática de intimidação, não queremos assustar ninguém. No entanto, não podemos enfatizar os benefícios de priorizar o sono o suficiente para a beleza, controle de peso e questões ainda mais significativas, como saúde cerebral e função cognitiva. Mesmo o sono fragmentado pode ter um impacto sobre a nossa saúde, portanto, se priorizar o sono não se mostrou frutífero na capacidade real de dormir, pode ser inteligente conversar com um médico sobre as possíveis soluções.
Uma boa noite de sono é como uma limpeza em nosso cérebro. Ele efetivamente elimina os resíduos metabólicos e reorganiza nosso hipocampo, o centro da memória. Pense em organizar e levar o lixo para fora, todas as noites, para um espaço de pensamento totalmente limpo. Quando nossos cérebros não têm esse tempo importante para limpar a casa e levar o lixo para fora, isso é o que aumenta nosso risco de demência – precisamos ter um hipocampo fresco para que possamos manter nossos arquivos de memória organizados para uma futura recuperação e fazer espaço para que novas memórias sejam processadas.
Para onde vai todo esse lixo metabólico? Temos vasos linfáticos em nossos cérebros que processam os resíduos, e é por isso que uma pequena massagem facial antes de dormir e pela manhã é ótima para uma desintoxicação suave. É uma boa ideia colocar nossos corpos em movimento para ajudar a completar o processo de esvaziamento do lixo cerebral através da linfa.
Parte de ter uma boa noite de sono é ser capaz de trazer nossos cérebros a um estado de relaxamento em nossas vidas despertas também. Desligue a TV e as notícias à noite e opte por música suave, tempo de silêncio, leitura e luz de velas, talvez até meditação. Isso cultiva o melhor ambiente para o cérebro começar a desligar sua atividade diurna e a aumentar seu importante papel noturno.