Aqui está o que você precisa saber, de acordo com especialistas
Mais: por que é um termo importante de saber.
Por muitos anos, a maioria das pessoas só conhecia duas ou três orientações sexuais – mas com o passar do tempo, melhoramos nossa compreensão de gênero e sexualidade. A maioria dos que conhecemos – hetero, gay, bissexual, pansexual – todos se enquadram no mesmo termo conhecido como alossexualidade, que, simplesmente, é a orientação de uma pessoa que experimenta atração sexual de qualquer tipo.
Indo mais longe, a alossexualidade não é atribuída a nenhum gênero, nem descreve a profundidade, frequência ou intensidade da atração sexual. Isso significa que uma pessoa pode se identificar como alossexual, independentemente de sua identidade ou expressão de gênero.
Se você acabou de aprender sobre a alossexualidade, não se sinta mal – é um conceito bastante novo. O termo foi desenvolvido para descrever o oposto da assexualidade, ou a falta de atração sexual por outras pessoas.
É importante conhecer o termo alossexualidade para dissuadir outras pessoas de pensar que as sensações sexuais são uma parte “normal” da vida, o que pode ser desumanizador para os assexuados. É uma forma de explorar a assexualidade sem estigmatizar [as pessoas] simplesmente por existir. Ao criar esses conceitos e ter rótulos por aí, temos uma maneira de ter uma conversa.
A alossexualidade também ajuda a aumentar a compreensão do espectro da sexualidade. Enquanto a heterossexualidade e a homossexualidade caem sob a égide da alossexualidade, o mesmo acontece com a pansexualidade, ou quando alguém sente atração por outros, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo. Alguém que se identifica como semissexual ou greysexual, entretanto, cai mais sob o guarda-chuva assexuado, pois experimenta atração sexual apenas junto com uma forte conexão emocional, ou de forma muito limitada.
Embora possa ser confuso saber quando, onde e como usar o termo alossexual, uma boa regra é perguntar aos novos conhecidos como eles preferem ser tratados e, em seguida, fazer de acordo. Se alguém disser que se identifica como alossexual (ou assexuado, nesse caso), dê apoio e respeito.
E, claro, o conhecimento e a compreensão são passos importantes para abrir as identidades de gênero e sexualidade de outras pessoas que pensam de maneira diferente de você. Para saber mais sobre a alossexualidade e o espectro da sexualidade em geral, entre outros, podem ajudar.