Muitos leitores me pedem para definir meu estilo de vida ideal de bem-estar. Acho que é mais fácil começar explicando o que não é.
O que é um bom bem-estar no estilo de vida (wellness lifestyle)?
Se você deseja fazer mudanças verdadeiramente duradouras na saúde, elas precisam ser uma mudança completa no estilo de vida, não apenas uma dieta. As dietas dependem da força de vontade e têm uma mentalidade de restrição, o que leva muitas pessoas ao fracasso. O Wellness Lifestyle não se refere a uma dieta temporária para perder peso ou simplesmente atingir um objetivo estético (embora possa ajudar com isso), mas uma verdadeira mudança de estilo de vida focada em nutrir e fortalecer seu corpo de dentro para fora.
Minhas recomendações particulares também não são especificamente a dieta Paleo. Tenho um enorme respeito por muitos blogueiros e autores de Lifestyle. Ver o benefício em minha própria vida, não porque ancestrais distantes possam ter comido dessa maneira.
Como eu disse, concordo com quase todos os aspectos mas o “Wellness Lifestyle” que mais funciona incorpora muitos dos aspectos de estilo de vida que se encaixam para mim… são eles:
_ Alimentação saudável
Tudo começa com a comida – o que você coloca no seu corpo diariamente é a coisa mais importante que você pode fazer pela sua saúde.
1. Coma mais alimentos ricos em nutrientes
Obviamente, se uma pessoa quer ser mais saudável, ela deve comer alimentos mais saudáveis, mas há muitas opiniões sobre o que são alimentos mais saudáveis! Em vez de pensar nos alimentos como “ruins” e tentar evitá-los, concentre-se nos aspectos nutritivos e saudáveis dos alimentos reais e tente incorporar mais deles.
Por exemplo, eu recomendo remover açúcar e consumir gorduras mais saudáveis. Em vez de se concentrar em não consumir pizza, rosquinhas, batatas fritas, sanduíches (ou quaisquer que sejam seus favoritos), comece apenas tentando adicionar mais alimentos saudáveis à sua dieta. Se esforce para adicionar mais vegetais e gorduras saudáveis e se concentrar no aspecto nutritivo dos alimentos, em vez de apenas no prazer.
Se você estiver acima do peso, tiver problemas auto-imunes ou outras dificuldades, uma versão mais rigorosa poderá ser útil por um curto período de tempo. Considere remover grãos, açúcar, laticínios, toucadores (tomate, pimenta, berinjela etc.), ovos e nozes por 30 dias e depois reintroduzir lentamente para avaliar sua reação.
2. Beba mais água
Na verdade, ouvi pessoas dizerem que não consomem água pura há muito tempo e, em vez disso, bebem refrigerante ou refrigerante diet. Comece o dia com um copo de água ou chá de ervas e beba um litro de água entre as refeições. Para quem não bebe regularmente água suficiente, essa mudança sozinha pode melhorar os níveis de sono e energia e livrar-se das dores de cabeça.
3. Suplemente com sabedoria
Existem milhares de opções de suplementos por aí e tantas opiniões sobre quais você deve tomar. Na maioria das vezes, é melhor obter vitaminas e minerais dos alimentos. Às vezes, é necessário suplementar certos nutrientes para melhorar a absorção dos alimentos que você está comendo.
_ Vida Saudável
Após a comida que colocamos em nossos corpos, os fatores do estilo de vida desempenham um papel importante na saúde geral.
4. Durma
Este é o único conselho de saúde em que parece que todos podem concordar, as pessoas parecem concordar em geral que o sono é importante e que a falta em excesso com muita frequência pode prejudicar sua saúde. Ainda estou para ver alguém anunciar os benefícios de não ter que dormir.
Aqui estão alguns fatores que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do sono e este artigo aborda alimentos, suplementos e fatores ambientais que afetam o sono. Muitas pessoas notam que o sono melhorou ao aumentar seus níveis de magnésio, pois o magnésio é importante para regular todos os hormônios, inclusive os hormônios do sono.
5. Pare de se preocupar, seja feliz!
O estresse também tem um impacto drástico no corpo, pois interrompe a produção normal de hormônios e pode afetar tudo, desde os níveis de açúcar no sangue até a qualidade do sono. Isso pode levar a uma cascata de problemas hormonais e de saúde, e revertê-los nem sempre é tão fácil quanto respirar fundo ou aprender a meditar.
6. Atenção na saúde bucal
A saúde bucal afeta a saúde de todo o corpo e cerca de 65% de nós têm o início da doença gengival. Existem muitos vasos sanguíneos e nervos que correm da boca para outras partes do corpo, de modo que a infecção na boca pode contribuir para problemas em outros locais do corpo.
7. Exercite-se diariamente
O exercício é definitivamente importante, mas o corpo e a forma do corpo são feitos na cozinha, não na academia. Você não pode exercer uma dieta ruim sem que os problemas de saúde o alcancem e o exercício não é uma desculpa para comer “fast food” (mesmo para os carboidratos pós-treino).
Embora o exercício cardio seja geralmente incentivado para perda de peso, outros exercícios, como pesos e alta intensidade, são melhores para perda de peso, crescimento muscular e melhora do corpo (e eles não tornam as mulheres “volumosas”, caso você esteja preocupado !!) De fato, algumas das formas mais eficazes de exercício físico podem ser feitas em casa com equipamento mínimo.
8. Produtos de beleza – HOME MADE
Produtos de beleza e produtos de higiene pessoal são outra fonte importante de exposição química para muitas pessoas. Existem alternativas caseiras e saudáveis para quase todos os produtos, e elas geralmente funcionam melhor e são muito mais baratas também!
9. Passe algum tempo ao sol
Ao contrário da sabedoria convencional, toda a exposição ao sol não é prejudicial. De fato, apesar do alto uso de filtro solar, as taxas de câncer de pele continuam a aumentar e a maioria dos casos de melanoma (a forma mais mortal de câncer de pele) ocorre em locais que não são regularmente expostos ao sol.
Quando uma pessoa está ao sol sem protetor solar, o corpo naturalmente produz vitamina D, que é protetora contra muitos outros tipos de câncer, e até mesmo um protetor solar com baixo FPS pode impedir isso. Em vez de usar protetor solar, talvez devêssemos melhorar nossa tolerância ao sol ao ingerir alimentos saudáveis e obter exposição solar com sabedoria. Existem certos alimentos e suplementos que podem funcionar como filtro solar interno para desencorajar a queima e promover a produção de vitamina D.