por Fernanda Massa

NUTRIR ATRAVÉS DO TOQUE

Sinto, logo existo.

Na correria do dia-a-dia, entre trabalho e afazeres domésticos, acabamos praticamente vivendo no automático e fazemos tudo igual.

Esquecemos de sentar e comer, com calma, sendo que até as conversas são sempre as mesmas.

Preparamos o jantar dos nossos filhos, mas esquecemos, muitas vezes, que precisamos também nutri-los com carinho, com abraços, um olhar, ou até um passeio de mãos dadas.

Pode ter certeza que faz toda a diferença para eles e para nós.

Frederick Leboyer citou no seu livro ( Shantala – uma arte tradicional massagem para bebês”), uma frase que me acompanha desde que comecei a trabalhar com bebês. “ Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais e de serem amados e de receberem carinho. “

Eu entendo, que esta frase não está restrita apenas aos bebês e sim que ela pode englobar todos nós.

Através do toque podemos além de dar aconchego,  abrirmos canais de comunicação com nossos filhos.

O toque é parte de um dos cinco sentidos mais comuns ao bebê , porque ele tem suas experiências táteis, mesmo antes de vir ao mundo, através dos impactos transmitidos pelo líquido amniótico, e pelas contrações uterinas que ativam os nervos cutâneos do bebê.

Portanto, o contato físico é uma necessidade biológica, e quando tocamos com carinho um bebê, estimulamos o seu cérebro.

Um bebê que chora apesar de bem alimentado, confortável, seco e sem dor; Isso pode nos dizer, que precisa ser acolhido através do toque.

Um abraço de boa noite, por exemplo, pode significar uma noite de sono bem mais tranquila, uma massagem no pezinho traz risadas , aconchegos e uma segurança no movimento que podem fazer uma grande diferença no caminhar de uma criança.

Então, para ajudarmos bebês e crianças a se sentirem mais seguros podemos utilizar de recursos, como afagar, massagear e embalar.

As massagens no bebê como a shantala, toque de borboleta e Tactic são alguns desses recursos. Cada uma dessas massagens podem ser utilizada em fases diferentes do bebê e da criança.

O mais importante de tudo, é entendermos que o toque traz inúmeros benefícios para que essa criança cresça mais segura, confiante e feliz.

Por isso, quando você perceber que está vivendo no automático com seu bebê, ou com sua criança, tire um momento para fazer uma massagem nele.

Os benefícios serão uma maior conexão entre vocês. Apenas sinta e exista.

E se depender de mim, vamos conversar bastante sobre o poder do toque e seus inúmeros recursos aqui na Well.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *