por Daniela Peroneo

NÃO SEJA UMA COLUNA ROMANA

A frase acima fala sobre relacionamentos com um grande potencial para serem tóxicos. Essa metáfora não é minha, ela é de uma grande profissional, uma mulher incrível com quem trabalho e me ensina muito.

Resolvi compartilhar essa metáfora com vocês, e é claro que ela serve para mulheres e homens, visto que independente de nosso gênero podemos nos colocar em relações que se configuram dessa forma.

​​Quando uma pessoa, vira a  “coluna grega” de outra, ela é responsável por sustentá-la, seja emocionalmente, fisicamente, mentalmente, intelectualmente ou economicamente.  

Servir de pedestal para que o outro suba e se comporte como um “Deus grego” torna a sua vida muito pesada. E é certo que nenhuma relação se inicia dessa maneira, pois dificilmente alguém se atiraria deliberadamente em algo que já começasse de forma pesada. 

As relações que se configuram dessa maneira começam de forma muito sedutora. Contudo, pouco a pouco, a sedução começa a conversar com necessidades e dores que você possui e, passo a passo, você começa a se colocar de lado em relação a desejos, necessidades e iniciativas. 

Em relações que se configuram dessa maneira, o outro espera que você esteja sempre disposto, deixando suas necessidades de lado e aceitando quando seus limites e fronteiras são ultrapassados. 

É como se houvesse dois pesos e duas medidas. O outro exige de você empatia, compreensão e aceitação. Mas com você, a medida não é a mesma. 

Você já se percebeu em relações desse tipo? Se você estiver em uma relação assim, cuidado! Procure questionar se realmente vale a pena estar em uma relação assim, questione-se ou procure ajuda para compreender com que dor sua essa relação está conversando, procure entender por que você está se submetendo a isso. Lembre-se que ninguém muda por ninguém. 

Compreenda que todas as ações, possuem consequências. 

Sendo assim, perceba que o local que você decide ocupar em uma relação traz resultados que são compatíveis com essa posição.

Logo, se você aceita ou se coloca como uma “coluna grega“, você terá que suportar todo o peso do outro e isso será visto como sua obrigação. Além disso, elevar o outro mas não se sentir elevado por ele certamente não reflete uma relação saudável. E lembre-se que você é a primeira pessoa responsável pela sua felicidade e bem-estar. 

Lembre-se também que, quando você se submete a essa situação, existe a chance de se acomodar a ela, acreditando que esse é o seu lugar. E certamente o seu lugar é aquele em que você pode alcançar todo o seu potencial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *