Invisível, inodoro e virtualmente indetectável para nós, os metais pesados estão cada vez mais chamando a atenção de muitos profissionais de medicina funcional que acreditam que podem estar contribuindo para diversos problemas de saúde crônicos. Diagnósticos e tratamentos a toxicidade de metais pesados, o que é relativamente raro. Somos expostos a metais pesados diariamente e podemos nos beneficiar de algumas etapas para reduzir nossa exposição e aumentar o sistema de desintoxicação inato do nosso corpo. Os metais pesados são produtos químicos naturalmente presentes na terra, mas tornaram-se concentrados devido à atividade humana. Enquanto alguns metais são nutrientes essenciais em nossas dietas – zinco, ferro, magnésio – outros metais tóxicos comuns poluíram nossos oceanos, solo e meio ambiente. Metais pesados tóxicos comuns, como mercúrio, arsênico, chumbo ou cádmio, podem se acumular no corpo de uma pessoa, causando-lhes adoecimento.
Estudos sobre o impacto que os alimentos têm em nossa saúde mental e física, adota uma abordagem baseada na dieta para desintoxicar metais pesados. Desmascarar mitos e equívocos alimentares e por levar a ciência adiante para examinar mais de perto os problemas de saúde pouco estudados e metais pesados é um que temos mais a aprender sobre.
Conversamos sobre alguns dos possíveis sintomas de toxicidade por metais pesados, métodos de teste e desintoxicação disponíveis e como evitar toxinas em primeiro lugar.
Quais são os sintomas comuns de exposição a metais pesados?
Um acúmulo prejudicial de metais pesados pode perturbar a homeostase do corpo e causar uma variedade de sintomas. Os sintomas mais comuns são fadiga crônica, depressão, ansiedade, insônia, problemas digestivos e existem evidências de que metais pesados podem contribuir para doenças autoimunes.
Os metais pesados podem afetar nossa biologia de várias maneiras. Eles podem causar danos celulares danificando nossas mitocôndrias (as partes de nossas células que produzem energia), perturbam nossa função enzimática e desregulam a função hormonal. Evidências preliminares sugerem que os metais pesados também podem levar à autoimunidade como resultado do corpo estimular demais o sistema imunológico. Os metais pesados também são neurotoxinas, que são altamente prejudiciais às células cerebrais.
Mercúrio e chumbo são neurotoxinas especialmente potentes, que interferem na função dos neurônios e aumentam o estresse oxidativo. Os metais pesados causam danos no nível celular, levando a efeitos potencialmente duradouros e irreversíveis. Outras condições que foram propostas para serem afetadas por metais pesados são obesidade, DDAH, autismo, Alzheimer, Parkinson e doenças cardíacas.
Depois de detectar os metais pesados, quais são as próximas etapas?
A toxicidade crônica de metal de baixo nível é comum, é subdiagnosticada e pode levar a uma miríade de sintomas vagos, incluindo fadiga crônica, depressão, insônia, pele, distúrbios digestivos e muito mais. Remover a exposição e apoiar a desintoxicação inata do próprio corpo geralmente é suficiente para a maioria das pessoas. No entanto, se os sintomas não resolverem, são necessários mais testes e terapia. Antes de trabalhar para remover metais pesados do seu sistema, recomendo fazer algumas coisas para melhorar seu sistema geral de saúde e desintoxicação, incluindo:
- Diminua sua exposição a metais pesados.
- Aumente a ingestão de alimentos desintoxicantes, como vegetais crucíferos, cebola, alho, chá verde e coentro.
- Aumente a ingestão de fibras com alimentos como linhaça, legumes, legumes, arroz integral, quinoa, nozes (amêndoas, nozes, nozes ou avelãs) ou frutas com pouco açúcar.
- Consuma proteínas de alta qualidade de alimentos como nozes e sementes, carne alimentada com capim, cordeiro alimentado com capim, carne de porco com pasto.
- Outros petiscos incluem pacotes de manteiga de gão-de-bico e ovos cozidos.
Otimize seus níveis de nutrientes de minerais como selênio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Depois de fazer esses ajustes na dieta, você pode começar a trabalhar para remover metais do seu corpo de várias maneiras. Por exemplo, encontrar um dentista para realizar uma remoção segura de amálgama. Isso envolve a remoção de restaurações de mercúrio ou prata dos dentes para reduzir a exposição a metais pesados.
Para uma exposição menos severa, aconselho as pessoas a usar outros métodos mais suaves para apoiar a desintoxicação. Estes incluem suplementos de glutationa, NAC, ácido lipóico, vitaminas do complexo B, vitamina C, selênio ou zinco.
Lembramos que para cada caso, exige um tratamento específico. Entre em contato com seu médico.