Todos os anos, nos últimos anos, por volta de janeiro, uma determinada fruta laranja ganha destaque. É enorme, tem uma textura irregular com um grande nó no topo e tem um sabor mais doce do que provavelmente qualquer outra fruta laranja que você já encontrou.
São conhecidas como laranjas de sumô e têm muitos seguidores cult. De vez em quando, há um momento em que a fruta mais deliciosa fica disponível e você precisa colocá-la em uma janela minúscula e é agora mesmo. Tem casca bem grossa e é fácil de descascar.
Sumos está em todas as redes sociais agora, com toneladas de pessoas falando sobre a fruta. Caso você também esteja curioso (nós com certeza estávamos), aqui estão os princípios básicos sobre este tratamento nutritivo e único, por que você também pode se apaixonar por Sumos e como encontrá-los em breve, antes que estejam fora de época.
De onde vêm as laranjas de sumô?
Embora algumas pessoas se refiram às frutas como laranjas de sumô, isso não é realmente correto, pois tecnicamente não são laranjas. Sumo Citrus® é a marca registrada real para este tratamento distinto, feito de um híbrido de frutas cítricas umbigo, tangerina e Pomelo. Cultivadas originalmente no Japão, as mudas de sumô foram importadas para os Estados Unidos no final da década de 1990, de acordo com o site da fruta. Mas, como a fruta é difícil de crescer, ela não foi disponibilizada aos consumidores até 2011. Agora, os agricultores da Califórnia disponibilizam as laranjas de sumô aos clientes dos EUA.
Mas há um porém: como a estação de cultivo é longa e os frutos são cuidadosamente colhidos e embalados à mão, os sumos estão disponíveis apenas entre janeiro e abril. Uma observação: devido às necessidades especiais de cultivo e à temporada limitada, o Sumo também é um pouco mais caro do que outros tipos comuns de cítricos.
Em primeiro lugar, as laranjas são enormes. Uma laranja de sumô é maior do que um punhado grande. O tamanho da fruta e o nó superior característico, que lembra o estilo de cabelo dos lutadores de sumô, deram origem ao nome.
O híbrido natural, que não é geneticamente modificado, oferece algumas outras vantagens distintas. A casca grossa, acidentada e sem bagunça é fácil de descascar, há muito menos miolo branco amargo e o fruto não tem sementes e é incrivelmente doce. O delicioso sabor do sumo cítrico é em parte devido à sua alta proporção de açúcar para acidez, o que o torna mais doce do que muitos de seus parentes cítricos.
Você também pode cobrir as seções de sumô com iogurte e nozes, ou emparelhar com metade de um abacate ou uma colher de nozes. Mergulhar seções de sumô em chocolate amargo derretido ou adicionar pudim de chia ou sorvete de leite de coco é outra ótima opção.
Você encontrará Sumos em quase todos os mercados (isto é, quando estiverem disponíveis). Se acabar com mais do que pode comer, descasque e congele para misturar em smoothies ou descongele para usar em receitas. Um pequeno estoque de freezer também estenderá sua temporada pessoal de sumô, para que você possa apreciá-los por mais alguns meses.