por Well Mag

INTOLERÂNCIA A LACTOSE?

Os laticínios são saudáveis ​​para você? Responder a essa pergunta tende a despertar alguma controvérsia na área de bem-estar …

Algumas pessoas (e a indústria de laticínios em geral) dizem que os laticínios pasteurizados com baixo teor de gordura são um alimento básico e devem ser consumidos 2 a 3 vezes ao dia. Outros são laticínios crus e gordurosos como um superalimento. E mesmo outros insistem que o leite de vaca se destina apenas a bezerros e não deve ser consumido por humanos.

E então há aqueles para quem este debate talvez não importe tanto, pois eles são intolerantes à lactose. (Na verdade, cerca de 75% da população mundial é intolerante à lactose – sim, essa é a maioria das pessoas no mundo!)

Então, vamos conversar sobre os detalhes sobre humanos e laticínios, por que tantos de nós somos intolerantes à lactose, se os laticínios são ou não um “superalimento”, e o que procurar se você consumir laticínios.

O que de fato é laticínio?
Em primeiro lugar, pode ser útil definir o que queremos dizer com laticínios: estamos falando do copo padrão de leite de vaca, bem como de quaisquer outros alimentos feitos de leite de vaca (queijo, iogurte, manteiga, sorvete, etc.). Leite e produtos à base de leite de outros animais (cabras, ovelhas, búfalos e até camelos!) Também são consumidos em todo o mundo, mas aqui estamos nos concentrando no que é mais amplamente disponível  – leite de vaca e de vaca derivados do leite.

Mas o que é intolerância à lactose?
O leite e seus derivados contêm um açúcar chamado lactose. Para digerir esse açúcar, nosso corpo precisa produzir uma enzima chamada lactase. Os humanos produzem naturalmente essa enzima quando nascemos, embora paremos de produzi-la por volta dos cinco anos, porque a natureza supõe que não precisamos mais dela, pois paramos de amamentar.

No entanto, em certas populações que viveram e consumiram o leite de animais domesticados por milênios, ocorreu uma mutação genética e a produção de lactase (e, portanto, a capacidade de processar a lactose do açúcar do leite) agora permanece na idade adulta.

Enquanto a maioria dos adultos do mundo são intolerantes à lactose (a condição humana natural, lembre-se), as populações descendentes de ancestrais que mantiveram animais domésticos produtores de leite apresentam taxas muito mais baixas de intolerância à lactose.

Quais os sintomas de intolerância à lactose?
Se você for intolerante à lactose, provavelmente conhece bem seus sintomas. Mas, para explicar o que está acontecendo biologicamente: ser intolerante à lactose significa que seu corpo não produz a enzima lactase, que é necessária para digerir a lactose no leite e produtos lácteos (como queijo, sorvete, etc.). Na maioria dos casos, seu corpo produziu essa enzima quando você era mais jovem, mas naturalmente cresceu a partir dela.

Se você consumir leite ou produtos lácteos (queijo saboroso ou sorvete), provavelmente notará os sinais da lactose consumida se movendo através de seu intestino não digerida, causando desconforto digestivo ao longo do caminho – também conhecido como gases, inchaço, cólicas abdominais e talvez diarréia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *