por Well Mag

EMPATIA

Hoje em dia, há tanta dor e sofrimento em todo o mundo que pode ser difícil resistir ao desejo de desviar os olhos principalmente quando mantemos esse sofrimento em contraste com o privilégio e a proteção que muitos de nós desfrutam. Mas, por mais nítido que seja o contraste, realmente não há muito relacionamento entre os dois, e a incipiente culpa de sentir que você tem muito em relação ao que não tem nada ajuda. Em vez disso, aumentar a empatia para motivar a ação cria o melhor resultado possível para todos.

Como você não se sente culpado por ter prazer em uma vida boa quando a vida de tantas outras pessoas está cheia de sofrimento? Mas pense sobre a culpa por um momento. A sua culpa ajuda os refugiados sírios ou os jovens que envelhecem em um orfanato? Na verdade, tendemos a evitar situações que provocam muita culpa. O que significa que você pode estar querendo perpetuamente enfiar a cabeça na areia sobre grande parte do sofrimento que nos cerca. É muito mais fácil não pensar nisso.

Gostaria de sugerir uma abordagem mais produtiva. Evoca uma força diferente da culpa. Não se baseia no que é certo ou errado – e não exige que você se prive para ajudar alguém. É uma maneira de dar aos outros enquanto você também dá a si mesmo. Enquanto a culpa tende a contrair sua vida, essa é uma força que expande sua vida.

A força de que estou falando é a compaixão.

É a capacidade de se colocar no lugar do outro e ter empatia com o que ele está sentindo em uma determinada situação. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas evita sentir empatia. A razão é simples: dói. Quando você simpatiza com alguém, seja alguém próximo a você ou alguém do outro lado do mundo, você sentirá a dor dele dentro de você. A maioria de nós prefere segurar o sofrimento de outras pessoas. Mas a empatia tem uma vantagem distinta sobre a culpa: ela o motiva a ajudar os outros e simultaneamente aumenta sua capacidade de aproveitar sua própria vida.

Uma coisa é certa: você ficará surpreso ao descobrir que a compaixão é um motivador muito mais forte e duradouro do que a culpa.

Mais importante, se você colocar a compaixão em primeiro lugar antes da ação, suas ações representarão o melhor em você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *