Verificar sua secreção é como ler as folhas de chá da vagina. O corrimento vaginal às vezes pode indicar o que está acontecendo lá embaixo, incluindo se você tem algum problema de saúde em potencial que deve levá-lo direto para o obstetra / ginecologia. Mas quanta coisa é normal ver em um determinado dia? Não há uma resposta fácil generalizada aqui, mas a quantidade de sua alta ainda pode sugerir algumas coisas sobre sua saúde.
A descarga é a maneira genial do seu corpo de manter sua vagina limpa e lubrificada, então é normal ter pelo menos um pouco dela.
O corrimento vaginal pode parecer misterioso, mas na verdade é apenas uma mistura de células e fluido da vagina e muco do colo do útero (a parte baixa e estreita do útero). Tem um propósito muito maior do que apenas ficar só de cuecas; A secreção é a maneira que sua vagina usa para se limpar, se manter hidratada e se proteger de infecções e irritações.
Nenhuma quantidade definida de descarga é considerada “normal” para todos. É mais sobre aprender o quanto é normal para você.
Não se preocupe se parecer que você tem muito mais ou menos corrimento vaginal do que a outra pessoa.
Não é como se os médicos pudessem dizer que você deveria tomar exatamente uma colher de chá de corrimento todos os dias, e mais ou menos significa que você precisa ir a um médico de vagina o mais rápido possível. E sua definição de corrimento normal pode mudar ao longo do mês.
A quantidade de secreção que você produz pode variar durante diferentes partes do seu ciclo menstrual.
Portanto, seu ciclo menstrual começa com sua menstruação, e a situação de corrimento não é nenhum mistério: o sangue provavelmente superará qualquer corrimento regular que você ver, embora possa ocorrer corrimento marrom antes ou depois de seu período quando você está sangrando apenas um fio.
Depois que seu período terminar, você pode não ter uma tonelada de secreção porque não está produzindo muito muco cervical. Isso não significa que seu corpo não está liberando nenhuma secreção – lembre-se, uma parte ainda está vindo do próprio tecido vaginal – pode ser apenas menos do que você vê em outras ocasiões.
À medida que seu ciclo progride e seu corpo começa a se preparar para a ovulação, seus níveis de estrogênio aumentam e você pode notar mais corrimento, que pode ser branco, amarelo ou turvo, e pode parecer pegajoso. Seus níveis de estrogênio continuam a subir conforme você se aproxima da ovulação, e sua secreção pode se tornar muito fina e escorregadia porque você está expelindo mais muco cervical. Pode se parecer muito com clara de ovo. Este muco está lá para ajudar os espermatozóides a viajarem até o colo do útero, para que seja mais fácil engravidar.
Se você não engravidar depois de liberar um óvulo durante a ovulação, seus níveis de estrogênio diminuem, então você volta a produzir menos muco cervical. Seu corrimento pode ficar mais espesso e turvo novamente, então você pode ter alguns dias secos. Quando chega a menstruação, o ciclo começa de novo.
O uso de métodos anticoncepcionais (especialmente o tipo que contém estrogênio) pode diminuir a probabilidade de que sua descarga flutue ao longo do mês.
Muito da aparência do seu corrimento depende de onde você está no processo ovulatório. Portanto, se você estiver tomando anticoncepcional que contém estrogênio, que inibe a ovulação, pode não ver mudanças em sua secreção ao longo do mês.