Os dias de doença entre os trabalhadores são comumente associados a doenças físicas, mas problemas de saúde mental também são responsáveis por ausências frequentes. Um relatório do Encontro de Saúde Mental no Local de Trabalho de 2018 mostrou que mais pessoas faltam ao trabalho devido ao estresse e ansiedade do que por doença física ou lesão.
Lidar com a saúde mental pode ser uma questão delicada tanto para empregadores quanto para empregados. Alguns pensam que carrega um estigma, portanto, os funcionários podem tentar esconder seu problema. Uma pesquisa descobriu que menos da metade dos trabalhadores adultos achava que suas empresas apoiavam o bem-estar de seus funcionários.
Ainda mais empresas, cientes dos problemas de produtividade e custo associados às ausências de funcionários, estão começando a implementar iniciativas de saúde mental como parte de seus programas de bem-estar no local de trabalho.
Muitos gerentes competentes ficam muito incomodados quando ouvem um dos membros de sua equipe mencionar palavras como estresse, ansiedade e depressão.
Empregadores com visão de futuro estão implementando iniciativas que quebram o estigma e melhoram o acesso a cuidados eficazes. Eles reconhecem o papel dos líderes em todos os níveis na criação de ambientes de trabalho positivos, respeitosos e promotores da saúde. Como sempre foi dito, a cultura sempre supera a estratégia. Um empregador pode ter todas as políticas certas em vigor, mas é a cultura que as dá vida ou as torna uma piada.
Estudos indicam que um em cada cinco adultos sofre de algum tipo de doença mental. Como a maioria dos problemas de saúde, estes são tratados de forma mais eficaz quando identificados precocemente.
É preciso melhorar o acesso a cuidados eficazes. Dê uma olhada minuciosa e destemida em como os benefícios de saúde mental da sua organização realmente atendem aos necessitados. Você faz isso criando um mecanismo de feedback anônimo para seus funcionários e seus familiares.
Treine os líderes. O estresse é o inimigo da saúde e da produtividade sustentada. Mais do que qualquer outro fator, nosso supervisor imediato cria a cultura de nosso local de trabalho. Quando os líderes em todos os níveis organizacionais tratam aqueles que se reportam a eles com uma atitude de cuidado e respeito, incluindo respeito pela iniciativa, autonomia, diversidade e limites razoáveis quando se trata de produtividade, os melhores resultados organizacionais virão.