por Well Mag

COMPORTAMENTO MANIPULATIVO

Aqui está o que você precisa saber sobre a preparação no contexto de abuso.

O que é a manipulação, exatamente?
É uma série de comportamentos manipulativos que o agressor usa para obter acesso a uma vítima em potencial, coagi-la a concordar com o abuso e reduzir o risco de ser pego.

Primeiro, um agressor selecionará possíveis vítimas com base em sua vulnerabilidade percebida. Eles tentarão separar física ou emocionalmente a vítima das pessoas que a protegem e ganhar a confiança da vítima dando-lhes presentes e atenção. O tempo todo, o agressor tentará fazer com que seu comportamento pareça natural.

Grooming (como é chamado esse comportamento em inglês) é o lento desenvolvimento da confiança de uma pessoa, muitas vezes alguém que é mais vulnerável do que o ‘groomer’.Com o tempo, à medida que a confiança é construída, ela cria uma dinâmica na qual o comportamento abusivo tem mais probabilidade de ser justificado, ou a pessoa que está sendo abusada fica confusa, ou pode até se sentir paralisada e incapaz de responder no momento. Outra marca registrada dos tratadores: seus comportamentos são frequentemente enquadrados pelo agressor como um desejo de ajudar ou proteger a outra pessoa.

Há muitas maneiras de se manifestar o aliciamento, incluindo abuso emocional, mental e / ou físico. Aqui estão algumas maneiras como isso normalmente funciona:

Testando limites em situações não sexuais. Isso pode significar dar à vítima outra bebida alcoólica quando ela disse não, ou juntar-se a ela em um evento social quando ela disse para não se juntar a ela e, em seguida, elogiá-la para que não percebesse a violação de seus limites. Isso estabelece um padrão de não ouvir ou respeitar quando as pessoas dizem não, mas os comportamentos parecem ‘inocentes’ se as vítimas não são educadas em táticas de catação.

Misturar elogios com insultos sutis. Isso pode incluir comentários como: “Seu cabelo parece tão bom – muito melhor do que o normal.”

Afirmar o poder. Um agressor pode usar estratégias intelectuais ou lógicas para convencer a vítima de que é mais inteligente. Pense em dar a eles o tratamento silencioso, sair rapidamente, ameaçar que o relacionamento acabou e bater as portas quando a vítima não concordar com eles.

Humilhação sexual. Muitas vezes há um ciclo de humilhação sexual. O perpetrador manipula e coage o comportamento sexual, e então humilha a vítima com base nisso, resultando em maior dependência. A vítima pode ser forçada a situações sexuais mais desconfortáveis ​​e perigosas, e o agressor pode tirar fotos ou fazer vídeos para ameaçar a vítima mais tarde.

Intimidação física. Certas táticas podem ser usadas antes que a situação se transforme em abuso físico grave. Isso pode incluir atirar objetos (mas não em ninguém), fingir acertar por meio de gestos e dizer “estou brincando”, segurar a vítima na cama e rindo.

Manipulação. A realidade da vítima é negada regularmente, e isso resulta em cada vez mais confusão para eles e maior confiança no perpetrador. A vítima pode ficar confusa sobre como a pessoa que ela pensava que a amava poderia agir dessa forma e pode até tentar justificar o comportamento do agressor.

“Abusos mentais e físicos costumam estar interligados – usando ameaças, intimidação e outras táticas, antes e simultaneamente ao uso de violência posterior”.

Sinais de que você está sendo manipulado

Esta é uma grande bandeira vermelha: o relacionamento parece que está indo rápido demais e você fica isolado dos amigos e da família. Enquanto isso, seu parceiro está lhe contando coisas negativas sobre seus entes queridos para mantê-lo separado.

Outros sinais de perigo incluem a oferta de apoio financeiro e um lugar para morar muito rapidamente, e se o agressor insistir em levá-lo para lugares e esperar por você. Você sente que eles estão “cuidando de você”, mas então seu parceiro fica furioso quando você tenta afirmar sua independência, como ver amigos ou trabalhar até tarde. Eles questionam o seu uso da mídia social, ameaçam abandonar o relacionamento quando você tenta ser independente e você sente que está pisando em ovos, preocupando-se com o que o que dizer, fazer ou usar irá detoná-los.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *