Todos nós gostaríamos de ser tratada no mínimo, com delicadeza, carinho e atenção, não é mesmo? Se por acaso, um dia magoarmos alguém, nos importaremos com seus sentimentos, pediremos desculpas sinceras e com certeza buscaremos não repetir o que a magoou.
Tudo isso é o que se espera de uma relação de respeito e de amor, não é mesmo? Repense agora essas situações colocando você mesmo no lugar dessa pessoa querida que imaginamos até aqui:
- Você se importa com seus sentimento/ necessidades?
- De vez em quando sai para fazer coisas que te tragam alegria/prazer?
- Importa-se com sua saúde física e mental, fazendo que tenham prioridades na sua vida?
- Perdoa-se e busca não mais repetir o erro?
AUTOESTIMA: gostar de si mesmo.
A autoestima é o valor que damos a nós mesmos e é baseada na forma como nos vemos. Uma pessoa que tem uma boa autoestima, é capaz de reconhecer seu próprio valor e sentir-se amada e aceita pelos outros. Já pessoas com problemas na autoestima tendem a achar que ninguém gosta delas, que não são aceitas pelos outros e que não conseguem fazer nada direito.
Desde criança, buscamos sempre aprovação, mas às vezes é muito difícil sentir essa aprovação. Se os pais criticam muito os erros de uma criança, em vez de elogiar seus acertos, sua autoestima vai se enfraquecendo. Isso também acontece em outros tipos de relacionamentos. Em um namoro ou casamento, quando um dos parceiros assume essa postura crítica em relação ao outro, pode rebaixar sua autoestima. Ter um chefe muito crítico também pode comprometer a autoestima de um subordinado.
COMO VOCÊ SE ENXERGA: POSITIVA OU NEGATIVA?
Cada pessoa forma uma imagem ideal de quem quer ser, dentro de uma escala de valores própria. As pessoas que enxergam em si mesmas as qualidades que admiram, têm a autoestima elevada. Já os que não enxergam em si essas qualidades, não conseguem ter uma boa autoestima. Mas isso não quer dizer que não tenham essas qualidades, muitas vezes as possuem, só que não conseguem enxergar.
SEGUIR PADRÕES
Atualmente, muitas pessoas buscam padrões difíceis de atingir. Pessoas que buscam modelos ideais fora de suas possibilidades, têm problemas sérios na autoestima. Há um constante bombardeio de mensagens, dizendo que devemos ser jovens, magros, bonitos, elegantes, bem-sucedidos profissionalmente, ter muito dinheiro para gastar, um bom apartamento em um bairro nobre, móveis planejados, uma TV enorme e um carro novo na garagem. Além disso, ainda é preciso ter um excelente casamento, um casal de filhos perfeitos e matriculá-los nas melhores escolas, para garantir que tenham um futuro brilhante. Esse é o modelo ideal que inspira muitas pessoas. Mas quando não conseguem tudo, sentem-se frustrados, em vez de valorizar as conquistas parciais.
É preciso estar atenta para não deixar que essas ideias de perfeição prejudiquem nossa autoestima
O mais importante: não ache que as pessoas são felizes o tempo todo, ou que a vida que mostram nas redes sociais é perfeita, porque não é. Todos temos problemas, brigas, roupas apertadas, dias ruins em que não gostamos do que vemos no espelho, faz parte da vida.
É sempre possível melhorar a autoestima. Seguem algumas dicas para melhorar a autoestima:
- Diminua suas expectativas de perfeição.
- Lute contra os pensamentos negativos e autodestrutivos.
- Aceite seus limites. Se perceber que está infeliz com algo que pode mudar, então comece hoje. Se é algo que você não pode mudar, apenas aceite.
- Aprenda com os erros, isso faz parte do processo de aprendizagem.
- Queira aprender coisas novas sempre.
- Sinta-se útil..
- Faça uma atividade física de que goste.
- Expresse suas opiniões e ideias.
- gaste seu tempo com coisas que lhe dê prazer.
- Faça novos amigos, crie uma rede de pessoas de diferentes grupos.
- Seja gentil com os outros.
- Cuide da sua aparência.