por Well Mag

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE

Nesses dias de isolamento social, estamos conectados com muitas pessoas, aulas, cursos, informações, mas tudo através de uma tela, com a frieza da distância. Por mais que nos esforcemos para manter a proximidade, sentimos falta de contato físico, um abraço apertado, um aperto de mão e nada do que a tecnologia nos oferece, se compara a energia de um Toque, dessa conexão das mãos e da energia trocada!
Em meio a essa situação onde a melhor opção por hora é nos mantermos afastados, que resolvi escrever sobre a importância do Toque, ferramenta do meu trabalho e de muitos fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, que através dele trata, cuida e traz benefícios comprovados para a saúde física e mental.

Existem muitos estudos científicos que relatam o poder terapêutico do Toque, que é uma das necessidades humanas mais básicas e inata, tendo a possibilidade de comunicar mensagens e emoções. Um simples Toque é uma ferramenta terapêutica poderosa e pode proporcionar inúmeros benefícios para quem recebe. A pele, maior órgão do corpo humano, quando tocada recebe informações através de múltiplos receptores que se conectam diretamente ao cérebro, que reduz a produção de cortisol (hormônio do estresse), que por sua vez ajuda a quebrar o ciclo de estresse/tensão/dor, trazendo uma sensação quase que imediata de bem-estar.

A massagem é uma forma ampliada de tocar com qualidade, objetivo e conhecimento técnico, pois trabalha pontos e regiões, com manobras especificas e estimula, alonga e mobiliza tecidos, proporcionando bem-estar, alivio de dor e melhora de lesões.
Além da redução do cortisol, aumenta a produção de dois neurotransmissores, a dopamina (que estimula a atividade do sistema nervoso central) e a serotonina (associada ao estado de bem-estar). Esse é um dos mecanismos que explica o alivio da dor e sensação de bem-estar após uma sessão de massagem.
Existem inúmeras técnicas de massagem, com orientações especificas para cada tipo de caso. É muito importante que o profissional seja capacitado, tenha conhecimento de anatomia e fisiopatologia para poder orientar e conduzir a sessão de uma forma eficiente e com resultados positivos

Uma dica para esse período de isolamento é usar o poder do toque com quem está próximo a você, ofereça uma massagem para seu marido, filho, pais. Com uma boa dose de boa vontade e um pouco de creme, faça movimentos de deslizamento no sentindo ascendente, firmes e lentos, dosando a intensidade. Pode ser feito no corpo todo, mas nas mãos, pés e cabeça são geralmente as regiões de maior relaxamento.

E quando tudo isso passar, espero você para uma boa sessão de massagem terapêutica, nos conta Erica Ayres, fisioterapeuta e sócia do Espaço Kinésio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *