Procurando uma nova dieta ou programa de nutrição para ajudá-lo a perder peso, ter mais energia, resolver um problema de saúde relacionado à dieta ou simplesmente se sentir mais saudável em geral? Você pode ter encontrado a dieta cetônica. Abreviação de cetogênica, pode ser uma forma eficaz de perder alguns quilos, aumentar a energia e até mesmo aliviar os sintomas de certas condições de saúde.
Dito isso, alguns especialistas em nutrição questionam se é uma boa dieta a longo prazo. Então, vamos dar uma olhada mais de perto no que é a dieta cetônica e se é ou não a estratégia dietética certa para você!
Qual é a dieta cetônica?
Basicamente, é um plano de nutrição onde você ingere grandes quantidades de gordura e baixas quantidades de carboidratos. Isso o torna semelhante ao Atkins e outras dietas de baixo teor de carboidratos, mas com uma diferença.
Com Atkins, você eventualmente aumenta sua ingestão de carboidratos após as primeiras fases do plano. Você também pode comer tanta proteína quanto quiser. Com a dieta cetônica, no entanto, a ingestão de carboidratos permanece baixa o tempo todo e a ingestão de proteínas é limitada a 20% de suas calorias diárias.
Como funciona a dieta cetônica para perda de peso?
Coloca seu corpo em um estado denominado cetose. Esse é um estado metabólico natural em que seu corpo quebra a gordura e a converte em cetonas para usar como energia.
Normalmente, seu corpo usaria apenas a glicose dos carboidratos para obter energia, mas se você não está comendo muitos carboidratos, ele usa a gordura armazenada em seu corpo. É assim que a dieta cetônica leva à perda de peso.
Seu corpo não entra nesse estado de cetose imediatamente. Demora cerca de três a quatro dias para seu corpo ficar sem combustível normal, após o qual você entrará em cetose e começará a queimar gordura como energia para as atividades diárias.
Para fazer seu corpo entrar em cetose, normalmente é recomendado comer menos de 50 gramas de carboidratos por dia. Isso significa cortar alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, batatas, alimentos açucarados e similares. Também significa sem álcool – infelizmente!
Para referência, 50 gramas de carboidrato equivale cerca de ½ xícara de arroz ou meio pão. Em outras palavras… não é preciso uma tonelada de comida para atingir o limite de carboidratos. Portanto, ao seguir a dieta cetônica, é essencial planejar refeições, lanches e carboidratos diários com antecedência para se manter na linha.
O que você pode comer na dieta cetônica?
Você desejará principalmente comer alimentos que são ricos em gorduras saudáveis (pense em gorduras insaturadas como ômega-3). Coisas como nozes, sementes, queijo, iogurte, manteiga e abacate estão todos na lista. Alimentos com alto teor de proteína de qualidade também são importantes, incluindo ovos, aves, peixes gordurosos e carnes criadas com ética.
Existem alguns métodos diferentes, mas o principal envolve a divisão da comida entre gordura, proteína e carboidratos: Em geral, a dieta cetônica significa seguir uma dieta de cerca de 70% de gordura, 20% de proteína e 10% de carboidratos.
No café da manhã, você pode ter dois ovos e algumas verduras salteadas cozidas com manteiga.
No almoço, você pode ter um cheeseburger (sem o pão) carregado com abacate, cogumelos e verduras.
No jantar, você pode ter uma costeleta de porco combinada com feijão verde cozido em óleo de coco.
Para os lanches ao longo do dia podem ser um punhado de nozes, um pedaço de queijo ou carne seca.
Embora seja certamente muito diferente da dieta rica em carboidratos padrão que muitos de nós estamos acostumados a consumir, seguir a dieta cetônica tem alguns benefícios comuns à saúde, sobre os quais conversaremos a seguir!
Benefícios para a saúde da dieta
Os especialistas em saúde também descobriram que ele oferece uma série de outros benefícios à saúde. Alguns dos benefícios de comer uma dieta baixa em carboidratos incluem:
Perda de peso: Por ajudar o corpo a usar a gordura armazenada como energia, a dieta cetônica é uma forma eficaz de queimar gordura, melhorar a composição corporal e perder peso. (Além de manter um peso corporal saudável.)
Gerenciando o açúcar no sangue para tratar diabetes e pré-diabetes: Com diabetes (ou pré-diabetes), os níveis de glicose no sangue estão muito altos porque o corpo tem problemas para produzir ou utilizar insulina. Uma dieta cetogênica pode ajudar com isso, melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo os níveis de glicose no sangue.
Protege contra doenças cardíacas: a ingestão de uma dieta cetogênica tem sido associada a níveis mais elevados de colesterol HDL, que é o colesterol bom que reduz o risco de derrame e doenças cardíacas. Ele também pode reduzir a pressão arterial e a gordura corporal, fatores que também afetam a saúde do coração.
Melhora a saúde do cérebro: há um equívoco comum de que seu cérebro precisa de carboidratos para sobreviver. Isso realmente não é verdade! As cetonas podem fornecer uma tonelada de energia para o cérebro. A pesquisa também mostra que uma dieta cetônica pode ajudar a reduzir os sintomas da doença de Alzheimer, epilepsia e Parkins.