Passamos a vida inteira tentando nos conhecer melhor. O que nos torna o que somos, como interagimos com os outros, como internalizamos as coisas, quais são os nossos bloqueios. Os testes de personalidade online são divertidos e peculiares.
O MBTI, é uma ferramenta usada para teorizar a razão, o significado e os padrões na psicologia de nossos comportamentos. É usado para dar sentido a paradigmas aparentemente aleatórios que atualizamos continuamente em nossa vida diária e que criam resultados, interações ou relacionamentos específicos e possivelmente repetitivos. Essa prática é conhecida como teoria dos tipos, ajudando-nos a determinar nosso tipo de personalidade com nuances, por assim dizer, para que possamos estar ativamente cientes de nossa própria causa e efeito.
Os MBTIs são determinados e definidos por letras que indicam uma preferência definitiva. Existem quatro categorias de preferências que oferecem duas opções para uma escolha ou / ou, 50/50. Existem 16 combinações dessas quatro preferências, ajudando-nos a ver mais claramente como aprendemos, vivenciamos, respondemos e operamos no mundo. Aqui estão as quatro categorias:
Universo interno ou externo?
Se tendemos a nos concentrar no mundo fora de nós, o que está à nossa frente, experimentamos a Extroversão, rotulada como (E). Isso significa as pessoas com quem interagimos em tempo real e as coisas materiais que temos em nossas mãos. Se tendemos a nos concentrar em nosso mundo interior e em nossos estados de sonho, experimentamos a introversão (I). Isso pode significar pensamentos ou ideias. Não é tão simples quanto declarar-se introvertido vs. extrovertido – introversão e extroversão são um pouco mais matizadas no reino da psicologia.
Como você calcula?
Quando colocamos a lógica diante de nós, tendemos a nos concentrar no básico do que está claramente indicado. Este uso de nossos cinco sentidos para a compreensão de informações com base em nossa realidade física é Sensing (S). A experiência é importante para os sensores. Se tendemos a pegar a informação na nossa frente e interpretá-la nós mesmos ou adicionar nosso próprio significado ou compreensão com base em padrões e possibilidades, isso é considerado Intuição (N). A consideração cuidadosa significa mais do que experiências práticas para os Intuitores. Símbolos, impressões e metáforas ajudam a ilustrar novas informações.
Tomando uma decisão
É fácil sentir um padrão entre esses indicadores de letras, mas todas as combinações de abordagem e pensamento são possíveis, pois os humanos são seres dinâmicos e complexos. Ao chegar a uma conclusão, se tomarmos – quase exclusivamente – lógica, experiência e consistência para tomar uma decisão, somos do tipo Pensativo (T). Se investigarmos mais sobre as pessoas envolvidas e as circunstâncias diferenciadas, somos considerados Sentimentos (F). Isso não significa necessariamente que os tipos de sentimento sejam mais emocionais ou que os tipos de pensamento sejam mais inteligentes; eles são apenas diferentes formas de lógica. É mais objetivo, em vez de investigar o que está implícito. Na verdade, geralmente somos todos uma combinação de ambas as coisas e podemos determinar qual é o nosso padrão.
Como você estrutura suas crenças?
Quando se trata de como chegamos às nossas percepções de vida e relacionamentos, ou tendemos a querer deixar as coisas claramente gravadas na pedra e decidimos antes de seguirmos em frente, o que é conhecido como Julgamento (J), ou gostamos de permanecer abertos às variações, fluidez, novas oportunidades e informações, que é Perceber (P). Isso pode significar a diferença entre viver uma vida mais estruturada e planejada, ou um estilo de vida adaptável e mutável.
A combinação de nossas letras de quatro opções pode ser determinada por meio de um teste ou, à primeira vista, se ela ressoa em nós distintamente e será denotada por uma espécie de código de quatro letras. Alguns terapeutas ou empregadores podem nos encorajar a fazer este teste para ver quais abordagens podem servir melhor à nossa maneira de pensar, mas não importa o uso, é sempre uma prática divertida mergulhar mais fundo na compreensão de si mesmo.