por Well Mag

AUTOCONFIANÇA E SUCESSO

As coisas que nos tornam mais realizados na vida às vezes podem ser as mais assustadoras: uma grande entrevista que pode nos levar a um novo emprego incrível. Mudar-se para uma nova cidade para seguir um sonho. Ou até mesmo convidar alguém para sair na esperança de que isso leve a um relacionamento gratificante.

Às vezes, diante de um desafio, por mais capazes que sejamos, experimentamos sentimentos de dúvida. Não sou qualificado o suficiente para conseguir este emprego. Não poderei fazer amigos se me mudar para uma nova cidade. Ela nunca vai gostar de mim, eu não deveria tentar convidá-la para sair. Devido ao nosso desejo de ter sucesso, tentamos ativamente nos proteger contra qualquer possibilidade de fracasso.

No entanto, ter mais confiança diante de um desafio é, na verdade, uma das coisas mais importantes que podemos fazer para ter sucesso.

PARA TER SUCESSO, A CONFIANÇA IMPORTA TANTO QUANTO A COMPETÊNCIA
A pesquisa demonstra claramente o papel da confiança em alcançar objetivos e construir relacionamentos. As pessoas que realmente acreditam em sua capacidade de sucesso são aquelas que acabam tendo mais sucesso nisso.

Por exemplo, um estudo descobriu que as pessoas que confiam demais nas informações incorretas são, na verdade, mais eficazes em construir a confiança e o respeito dos colegas do que as pessoas que mostram menos confiança nas informações corretas. (Isso não quer dizer que afirmar falsamente informações incorretas o tornará mais confiante e querido. Mas mostra que a autoconfiança é uma qualidade perceptível e poderosa na interação social.)

A autoconfiança também é extremamente influente nas interações e nos resultados de negócios. Tanto é verdade, que alguns gerentes de negócios sugerem instituir medidas de confiança como uma parte formal dos processos de contratação e avaliação de desempenho. Esses líderes reconhecem que um funcionário ideal não é apenas competente, mas também tem a confiança para transmitir sua competência quando é mais importante.25

Além disso, os níveis de autoconfiança afetam as escolhas que as pessoas fazem; por exemplo, a escolha de se candidatar a um novo emprego ou de convidar alguém para jantar. Pessoas com maior autoconfiança percebem as situações desafiadoras como algo a ser dominado em vez de algo a ser evitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *