por Well Mag

BENEFÍCIOS DO COLAGENO

A maioria de nós não pensa na gelatina como um alimento saudável … mas há outro lado da gelatina que vale a pena conhecer!

A gelatina é um pó insípido derivado do colágeno encontrado em ossos de animais. É rico em proteínas e aminoácidos e tem vários benefícios à saúde, principalmente para a pele, cabelo, digestão e saúde das articulações.

Por milhares de anos, o colágeno fez parte da dieta humana, por meio de caldos de ossos e partes de animais que não comemos mais. Hoje, a maioria das pessoas não está recebendo colágeno suficiente em nossa dieta.

Felizmente, como um pó insípido, é fácil de adicionar aos alimentos que já comemos. Também está facilmente disponível online e em lojas de alimentos naturais – apenas certifique-se de procurar colágeno proveniente de animais criados de forma sustentável e humana.

Existem alguns tipos de produtos de colágeno para observar a diferença entre:

A gelatina se dissolve melhor em um líquido quente. Além disso, conforme o líquido esfria, ele gelifica.

O hidrolisado de colágeno (ou “peptídeos de colágeno”) se dissolve em líquidos quentes ou frios e não faz com que o líquido gelifique, portanto, pode ser adicionado a qualquer receita sem alterar sua textura.

Ambas as formas de colágeno são essencialmente as mesmas nutricionalmente, mas o hidrolisado de colágeno é tratado com enzimas para quebrar as ligações entre os aminoácidos, resultando em um produto que é mais fácil de digerir e, portanto, ainda melhor para pessoas com problemas digestivos.

BENEFÍCIOS DE SAÚDE DO COLÁGENO (MUITOS!)

SAÚDE DA PELE
Como uma rica fonte de colágeno na dieta, tanto a gelatina quanto o hidrolisado de colágeno ajudam a construir e fortalecer os tecidos conjuntivos que dão à pele sua firmeza e elasticidade. Isso ajuda a reduzir as rugas (causadas pela depleção do colágeno com o envelhecimento), as estrias e a celulite (também causadas pela quebra do colágeno). Da mesma forma, o colágeno fortalece as unhas, dentes e cabelos.

DIGESTÃO
O colágeno não apenas ajuda a digestão e promove a assimilação de nutrientes, mas também fortalece e cura o revestimento do intestino, um tratamento fundamental para a síndrome do intestino permeável – o culpado por muitas alergias e intolerâncias alimentares. O colágeno também ajuda a regular o metabolismo e a sensibilidade à insulina, o que ajuda na perda de peso (ou na manutenção do peso ideal).

OSSOS E JUNTAS
O colágeno é conhecido há muito tempo por apoiar a saúde das articulações e costuma ser adicionado a suplementos para tratar a artrite. (Com o tempo, o colágeno contribui para a cura, mas o alívio imediato percebido é, na verdade, devido às suas propriedades antiinflamatórias.)

QUANTO COLÁGENO DEVO COMER?
A quantidade de colágeno que você deve suplementar em sua dieta varia de acordo com seus objetivos pessoais de saúde e o que mais você está comendo, mas a maioria dos adultos pode razoavelmente tentar consumir 10-30 gramas por dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *