por Bibiane Lago

5 DICAS PARA ALIVIAR A TENSÃO FACIAL

Estamos vivendo um momento singular em nossas vidas, seguindo orientações de permanecer em casa e reinventando as atividades do dia a dia, trabalho e família. Nesse momento de apreensão e muitas novidades é natural que alguns sentimentos venham a tona, podendo interferir na nossa saúde emocional, causando ansiedade e stress.

Você já se pegou apertando os dentes ou com dores atípicas de cabeça ou faciais nesse período? Pois é, um dos sinais que o corpo nos dá indicando um momento de stress são as dores de cabeça e faciais, causadas em grande parte pelo famoso bruxismo e apertamento dentário. Esse hábito precisa ser observado, pois pode levar à disfunção temporomandibular (DTM).

Sabendo que a DTM tem sua origem ligada a fatores emocionais e em momentos de stress, como o que estamos vivendo, as pessoas ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento destes sintomas, e aquelas que já sofriam de DTM, podem ter seu quadro agravado.

A Dra Bibiane Lago, especializada em Disfunção Temporomandibular, preparou algumas dicas práticas que podem prevenir e aliviar as dores e tensões nesse período:

  1. Desencoste os seus dentes

Nossos dentes foram feitos para estarem em contato em apenas três situações do dia: na alimentação, no momento de engolir e na hora de falarmos. Em qualquer outra hora estamos forçando a musculatura mastigatória, e é este hábito um dos principais causadores da DTM, dos desgastes dentais e gengivais.

Muitas pessoas não percebem, mas estão apertando os seus dentes durante grande parte do dia, principalmente em momentos de tensão ou quando estão concentrados assistindo televisão, trabalhando ou mexendo no celular. Uma dica para aumentar a percepção e deixar este hábito no passado é utilizar o aplicativo Desencoste (disponível na Apple store ou IOS store).

Outra opção menos tecnológica é utilizar adesivos ou post-it como marcadores pra lembrá-lo de desencostar os dentes durante as atividades diárias.

  1. Utilize compressas de calor úmido na face

Colocar uma toalha com água morna na região dos músculos que você está sentindo dor (lateral da face, lateral da cabeça, ombros e pescoço), deixar o calor agir por 20 minutos. Esse tratamento pode ser realizado de 3 a 4 vezes por dia.

  1. Realize atividades físicas

Os exercícios físicos nos ajudam a liberar a energia acumulada e a produzir endorfina, substância que regula a emoção e a percepção da dor. Criar uma rotina nos exercícios leves diários nos ajuda a dar sensação que o nosso dia foi produtivo, além disso, você evita de “descontar” nos dentes o excesso de energia e tensão acumuladas durante o dia, o que pode acabar causando o bruxismo noturno

  1. Limite sua exposição a notícias negativas

O acesso a informação nunca foi tão fácil e rápido quanto hoje em dia, mas não é saudável e nem vai ajudar a salvar o mundo ficar acompanhando em tempo real o número de doentes ou mortes causadas pelo COVID-19. Gaste no máximo 10 minutos diários para se atualizar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo e depois disso mude de canal! Coloque no seu seriado favorito, aprenda uma receita nova, ou melhor, use seu tempo para ligar para um amigo ou familiar.

  1. Melhore a qualidade do sono

É durante o sono que realizamos o bruxismo noturno, você já acordou com uma dor no maxilar ou na cabeça e não soube o motivo?!

Uma boa noite de sono é o melhor aliado para a recuperação do corpo, então, podemos lançar mão de algumas ferramentas que nos ajudam a alcançar um sono reparador sem bruxismo.

Coma alimentos leves e de preferência ricos em triptofano, como banana e castanhas. Além disso, evite alimentos gordurosos e excesso de proteínas no jantar, facilitando a digestão noturna.

Aproveitando que estamos com tempo para nos cuidar, vale apostar em rituais que nos relaxem como músicas tranquilas, óleos essenciais, como o Tea tree e chás, como camomila e maracujá. Esse também pode ser um momento para reforçarmos nossa fé através de orações e meditações.

É importante lembrar que a DTM é uma atividade parafuncional diurna e/ou noturna, que inclui o apertamento ou ranger dos dentes. As consequências desse problema podem acarretar em lesões orofaciais, como o desgaste dos dentes, lesões gengivais, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), enxaqueca e dor muscular.

Essa doença não tem cura e está envolvida com o emocional do paciente, porém há como controlar esse desvio com placas estabilizadoras, fisioterapia, acupuntura e tratamentos para a ansiedade.

A novidade na Odontologia é um método que vem sendo cada vezes mais utilizado: a toxina botulínica! Durante a fase ativa do Bruxismo acontece uma alteração no Sistema Nervoso Central que levam a uma hiperatividade motora dos músculos da mastigação, isso gera o apertamento ou ranger dos dentes. E é exatamente nessa alteração que a toxina botulínica atua, controlando esta hiperatividade, reduzindo a contração muscular.

Um dos maiores benefícios de se usar a toxina botulínica no controle do bruxismo é a sua ação ser independente de fatores externos, já que ela age diretamente sobre os músculos envolvidos no processo do bruxismo, seu efeito independe da colaboração dos pacientes e age 24 horas por dia. Controlando tanto o bruxismo noturno quanto o diurno.

Estudos e evidências clínicas têm demonstrado significativas melhoras nos índices de dor muscular e na qualidade de sono dos pacientes tratados com a toxina botulínica.

Lembre-se, a auto medicação não é aconselhada. Procure o seu Cirurgião Dentista.

Um comentário em “5 DICAS PARA ALIVIAR A TENSÃO FACIAL”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *