Por Flavia Pacheco
De todas as viagens que fiz ao redor do mundo, nos últimos anos, certamente as que mais me marcaram foram as que tive a oportunidade de relaxar, mesmo quando estava trabalhando. O turismo wellness já era uma tendência crescente, mas certamente será ainda mais, reforçada pelo pós-pandemia, quando as pessoas estarão mais abertas a experiências relaxantes e de conexão corpo e espírito. Inauguro essa coluna colaborativa de turismo, com dicas de hotéis e produtos wellness com propósito, passeios e experiências de bem-estar no Brasil e ao redor do mundo. Be well, be wellness!
Aromaterapia para geração de memórias de viagem
O olfato é um dos sentidos mais poderosos que temos e está ligado diretamente à memória. Ao sentir um determinado aroma, é possível associá-lo a um local, a uma lembrança de viagem e a um momento da vida. Assim é configurada a indústria da perfumaria: geração de memórias através da combinação de fragrâncias especiais.
Como terapia holística natural, os estudos da aromaterapia começaram por volta de 1937, quando um químico francês descobriu os poderes de cura da lavanda, que, atualmente, é considerado o óleo essencial mais famoso e utilizado. A partir desse momento, os estudos das fragrâncias foram avançando para chegar ao que temos atualmente.
Os óleos essenciais são usados há milhares de anos e são obtidos através das flores e até mesmo folhas e cascas e possuem propriedades antivirais, antioxidantes e relaxantes, além de benefícios psicológicos. A “mágica” acontece, pois, quando inalados, o sistema olfativo é ativado e, com isso, o sistema límbico – que está ligado às emoções, memória, equilíbrio hormonal, estresse, pressão arterial e respiração são afetados. Assim, através da associação de aromas, é possível a criação de blends específicos para relaxamento, para dormir melhor e para o alívio do estresse, além de aumentar a imunidade.
“Os aromas são usados de maneira ativa, através de difusores, para despertar os sentidos e criar uma atmosfera acolhedora e neste momento em que muitas pessoas se sentem ansiosas, deprimidas ou com raiva, a introdução da aromaterapia em ambientes como hotéis e lojas se torna imprescindível”, explica a aromaterapeuta Fernanda Masson que estuda aromaterapia há 26 anos, sempre curiosa sobre as formas alternativas e suaves para ter leveza na vida.
O fator “feel good”
É interessante como a aromaterapia não se limita apenas a massagens corporais ou faciais, oferecidas pelos melhores hotéis. Os aromas assinatura são usados para criar ambientes perfeitos e ajudar os hóspedes a relaxar, no momento exato em que entram no hotel. Óleos essenciais e suas pequenas moléculas viajam através da inalação ou são absorvidas pela pele, dependendo do processo, e alcançam o cérebro, da maneira mais rápida possível, trazendo uma sensação de calma emocional.
Do hotel para casa
Hóspedes ao redor do mundo adoram levar para a casa memórias de seus hotéis preferidos. Comprar objetos que são assinatura do hotel é uma tendência que veio para ficar e os mais procurados e apreciados entre os hóspedes são as amenities, ou seja, objetos que fazem parte do menu de itens decorativos, velas, perfumaria, aromaterapia, travesseiros, chinelos e roupões com a assinatura do hotel. Em vários hotéis é possível encontrar produtos em um corner do hotel e no site. Tudo para levar um pouquinho do hotel para casa!