Conhecemos sempre alguém que se apaixona por alguém abusivo narcisista, contaremos a história da Helena, que se apaixonou em um nível que nunca nunca experimentado antes, quando chegou aos 30 anos.
“Ele era hilário. Encantador. Tipo. Suporte. Adorador. E bastante generoso com o pouco que ele tinha”, conta Helena.
Ele sempre tinha a coisa PERFEITA a dizer quando eu estava passando por qualquer tipo de estresse ou momento de medo, e era especialmente esclarecido quando meu senso de aranha dizia: “Esse cara não é fiel”.
As histórias sem esforço que rolavam de sua língua sobre os vários pares de roupas íntimas femininas que eu descobri que não eram minhas, os e-mails atrevidos trocam com sua ex-namorada e as várias “amizades” femininas que ele mantinha muito separadas de mim. Depois de quase um ano de namoro, o acúmulo de mentiras obscuras, trapaça e manipulação finalmente veio à tona em uma briga dramática e, é claro, ele virou a mesa dizendo que eu era louca.
Para ser justo, eu enlouqueci. A maioria das vítimas de abuso narcísico o faz, justificando que o agressor faça campanha com seu nome para amigos em comum, deixando de fora convenientemente a parte que ele causou aos loucos.
Mas aqui está a parte ainda mais louca: Quando terminamos oficialmente, eu ainda ansiava por ele. Perdi a certeza do futuro que ele me prometeu. As risadas. Sua consideração. E por mais doentio que tivesse sido, senti falta de que ele não estava mais tentando me recuperar! Eu desejava o máximo que recebia toda vez que ele tentava desesperadamente me sugar de volta ao próximo nível.
Mesmo que o comportamento do seu parceiro ou ex não pareça tão ensaboado quanto a minha experiência, os motivos pelos quais ficamos ou ansiamos por alguém que nos trate mais mal do que gentilmente são semelhantes.
Se você está com o coração partido por um ex que não o tratou da maneira que você merece, é resultado do seu pensamento.
Para deixar claro, seu pensamento não criou o resultado do relacionamento não funcionar, mas seus pensamentos sobre ele desaparecer agora são o que o mantém com o coração partido.
Aqui estão cinco pensamentos comuns que nos mantêm presos de coração partido pelo Sr. Errado:
1. Mesmo que ele tenha dito e feito algumas coisas desagradáveis, ele ainda é o melhor cara com quem já estive.
2. Não consigo imaginar me sentir assim por mais ninguém.
3. Talvez se ele não estivesse estressado (insira seu trabalho, membro da família doente, dinheiro), as coisas seriam diferentes.
4. Prefiro estar com ele e não ter minhas necessidades atendidas, do que não estar com ele ( é o quanto eu o amo).
5. Também não era perfeito – posso ver por que ele fica impaciente, nervoso, frio etc. Estou disposto a mudar e ser melhor para podermos ficar juntos.
Então, o que você faz com esses pensamentos para parar o ciclo tortuoso de saudade de alguém que não serve ao seu bem maior?
Primeiro, você precisa permitir que eles apareçam. Quando os pensamentos são teimosos e crus, não podemos reconhecê-los como histórias, mesmo quando entendemos intelectualmente que eles não são fatos.
Chore. Medite. Ligue para um amigo (a) querido de confiança para manter o espaço para sua dor.
A partir daí, observe o conjunto de pensamentos mantendo-o de coração partido e INVESTIGUE-OS.
Pergunte a si mesmo: é realmente verdade que ele é quem eu quero?
Acho que, se você está lendo este artigo, sua verdade mais profunda é que você deseja uma parceria amorosa, gentil, honesta, leal, apaixonada, comprometida e divertida na maioria das vezes.
Se sim, então faça suas contas:
Se o que estou procurando é uma parceria saudável, bonita e de nível superior, e o último cara marcou uma dessas caixas, então ele NÃO É A PESSOA IDEAL.
Eu sei. Não é tão fácil quanto parece, mas o trabalho de cura e crescimento não deve ser fácil!
Você deve estar disposto a se comprometer com o duro, mudando os pensamentos que o mantêm preso, ansiando por alguém que seu eu mais autêntico sabe que não é adequado para você.
Você é 100% capaz de fazê-lo. Vale a pena a abundância de liberdade e amor esperando por você do outro lado.