por Wilmar Villas

PARA QUEIMA DE GORDURA CORPORAL

PARA “QUEIMAR GOSRDURA” O EXERCÍCIO PRECISA DURAR MAIS DE 30 MINUTOS?
Não existe um tempo para oxidar (queimar) gorduras. Na realidade, as gorduras são metabolizadas a todo instante, inclusive quando estamos dormindo. O que ocorre realmente é que quanto mais longo for o exercício, maior é a contribuição das gorduras (em valores percentuais) como fonte de energia. 

Entretanto, não é porque quanto mais longo for o exercício mais gorduras participam da produção de energia que queimaremos gordura em atividades acima de 30 minutos, estimulando o emagrecimento.

Devemos lembrar que o tipo de substrato energético (combustível muscular) que é utilizado não é o fator mais importante para o emagrecimento. Diferente disso, o que interessa mesmo é a quantidade total de energia (quilocalorias) que é gasta na atividade. É sempre possível emagrecer com sessões menores que 30 minutos, desde que a intensidade, o sono, o tipo de exercício e a dieta estejam favoráveis com esse objetivo

Já para aquecessem aptidão física para rotinas mais intensas, é coerente aumentar o volume (duração) da sessão diminuindo a intensidade. Dessa forma, com uma boa frequência equalização vol./intensidade e algumas semanas de prática, é possível reduzir o tempo da sessão e o aumento da intensidade para gerar a mesma proposta.


Ref. Biográfica:

Mota, Gustavo; Lopes, Charles.

Atividade física e emagrecimento, ed 1 SP: Gráfica Mundo 2015

 

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