por Well Mag

OBSERVE A BELEZA DIÁRIA

Certa manhã, há alguns anos, levei minha cadela Zola para um passeio. Estava frio o suficiente para fazer nuvens em miniatura da minha respiração. Sentei-me em um banco por um tempo e observei um bando de pássaros voar em uma flecha. Um homem jogou um pedaço de pau em seu cachorro e gritou: ‘Ei! Pegue isso! O homem acenou para mim e eu acenei de volta. No caminho ao meu lado, escrito com caligrafia infantil com giz rosa, estavam as palavras ‘Olá a todos aqui’, além de um rosto sorridente.

Pensei no mundo e em quantos incontáveis ​​outros lugares incríveis e pessoas inspiradoras existem, o quanto há ao nosso redor para gerar admiração e admiração. Há muito com que se animar e se alegrar, há muita diversão para se divertir, pensei. Fiquei muito grata por estar viva naquele momento. Eu me senti extremamente sortuda e gostei dessa sensação. Fui para casa e pensei em como era importante dedicar um tempo para observar todas as coisas boas.

Claro, nem sempre é possível ou fácil para nós encontrar a alegria em nossos ‘dias normais’. Como adultos, a maioria de nós tem muitas responsabilidades e, às vezes, eles podem tornar um pouco difícil encontrar prazer no momento. Temos que trabalhar, cuidar de nossas famílias, administrar nossas finanças, todo aquele zumbido do dia-a-dia, antes mesmo de começarmos a considerar o panorama do mundo mais amplo e todas as suas oportunidades e desafios. Nossos empregos, relacionamentos, todas as escolhas que fazemos ao longo da vida podem ser entediantes, além de emocionantes, estressantes e relaxantes.

Não há dúvida de que pode ser difícil manter a esperança em meio à rotina diária: quando você está espremido em um ônibus na “hora do rush”, esmagado contra a caixa de braço de um estranho, rolando por fotos de outras pessoas em férias; quando você recebe a quarta rejeição gentilmente condescendente em uma semana por um trabalho que você realmente não queria; quando o ônibus não para porque o motorista não viu você; quando seus pés ficam molhados porque as estradas estão cheias de buracos e você não pode comprar tênis novos; quando você não tiver certeza de onde virá o dinheiro de que precisa para este mês. E às vezes podemos nos criticar muito duramente quando estamos nos sentindo esgotados.

Portanto, é importante que olhemos como podemos navegar os desafios cotidianos, “comuns” e fazer da esperança uma parte de nossas vidas diárias, antes de passarmos para as provações maiores que todos os humanos enfrentam – como ansiedade, perda e tristeza – e como criamos esperança lá.

O que pode ser realmente útil para superar os pequenos desafios da vida é identificar as coisas específicas que lhe dão um impulso de esperança. Se pudermos prestar atenção ao que nos ajuda a promover uma atitude mais resiliente e positiva em nosso dia-a-dia, isso pode se tornar uma espécie de alicerce para nos ajudar a manter a esperança, aconteça o que acontecer. Uma coisa que realmente me ajuda é me permitir apreciar a beleza do mundo ao nosso redor, em todas as oportunidades.

Experimente a BELEZA DIÁRIA

Crie o hábito de notar uma coisa bonita todos os dias. Isso pode ser tão simples quanto o reflexo de postes de luz em poças, uma característica arquitetônica de um prédio por onde você passa com frequência, o sorriso ou riso de uma pessoa querida, cachorros brincando no parque.

Depois de perceber, permita-se alguns momentos para apreciá-lo. Acho que esses curtos períodos de apreciação e reflexão me fazem sentir mais esperançoso sobre o que é bom no mundo, especialmente quando me sentia um pouco sobrecarregado. Se pudermos nos concentrar na beleza do dia-a-dia ao nosso redor, mesmo que apenas por um curto período, isso pode nos dar um suspiro de descanso – um momento de pausa para permitir que nossas mentes dêem um passo para trás.

Uma boa forma de começar a pensar em esperança no seu dia a dia é simplesmente dedicar algum tempo considerando as coisas que você acha inspirador, que o animam e colocam um sorriso no seu rosto. Quanto mais ciente você estiver do que lhe traz alegria, mais fácil será saber o que fazer quando precisar de um estímulo.

Se você achar difícil começar, tudo bem. Às vezes imagino a esperança como uma única vela em uma enorme caverna totalmente escura – não vai nos mostrar a caverna inteira, mas vai destacar alguns lampejos de detalhes, o suficiente para nos ajudar a aterrar e manter o medo sob controle. Não estamos procurando nenhuma grande ‘solução’: a esperança pode ser encontrada nas menores coisas. Pode ser simplesmente o vizinho que cuida de um amigo idoso, uma recepção calorosa e uma xícara de chá em seu centro comunitário local ou as urtigas em seu jardim cobertas de lagartas (porque não capinar é uma vitória para você e para a natureza).

Listei algumas das minhas coisas esperançosas aqui, algumas encontradas perto de casa, outras mais longe. O seu pode ser completamente diferente: inovações científicas e tecnológicas, pessoas, lugares, obras de arte, o que você quiser. Eu escrevi o que me dá esperança, mas também por quê, porque isso pode tornar nossa conexão com aquela coisa muito mais forte e nos ajudar a descobrir o que a esperança parece e parece para cada um de nós como indivíduos.

O quê: Os pianos que ficam no saguão das estações de trem, gratuitos para todos tocarem.
Por quê: as pessoas têm a chance de tocar e compartilhar seu amor pela música. Eles dão algum espaço e tempo para estranhos se reunirem e desfrutarem de algo bonito de graça.
O que: Crianças plantando playgrounds comestíveis em suas escolas primárias.
Por quê: as crianças têm a chance de se tornarem mais conectadas à natureza e a valorizarão e protegerão melhor do que nós. Eles saberão como cultivar seus alimentos.
O quê: O ex-caçador que se tornou protetor da vida selvagem sobre o qual li na África do Sul.
Por quê: Os seres humanos podem ter a coragem e a humildade de mudar suas mentes e suas vidas. Outras pessoas apoiarão sua mudança e ainda mais pessoas verão isso acontecer e serão encorajadas por isso.
O que: Que ninguém sabe com certeza absoluta o que o futuro reserva.
Por quê: pode ser maravilhoso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *