A França é conhecida como o berço da beleza e a relação das francesas com a pele e seus cuidados reflete isso. Ao contrário das outras, a cultura francesa valoriza o envelhecimento natural, que é considerado um sinal de maturidade e elegância.
A maior diferença entre as mulheres francesas e a maior parte das outras mulheres em relação ao envelhecimento não está em nenhum tratamento estético milagroso. Elas acreditam que a beleza vem de dentro e a verdadeira poção da juventude está na atitude, em se sentir à vontade consigo mesma, com a sua pele e com a sua idade atual.
A mulher francesa, não importa que idade tenha, se sente atraente, age como tal, e é vista como objeto de desejo. Essa abordagem positiva dá às francesas um senso de paz interior quanto à
passagem dos anos e força para encarar com orgulho seus traços únicos. As rugas são vistas como marca de sabedoria e experiência e a mulher francesa não tenta escondê-las pois valoriza mais a saúde e o bem-estar geral da pele do que sua aparência puramente estética.
Embora possam parecer desinteressadas em qualquer esforço para manter a juventude, isso não é verdade. Elas reconhecem que cuidar da pele é importante para manter a saúde e a boa aparência e apostam na prevenção do envelhecimento em geral. Alguns cuidados básicos que a maioria das francesas adota diariamente:
– Bebem bastante água, se alimentam de forma equilibrada e saudável e tomam uma tacinha de vinho tinto, rica em resveratrol.
– Hidratam a pele com cremes de qualidade, de origem mais natural possível, e não abrem mão do filtro solar religiosamente;
– Nunca dormem de maquiagem;
– Exercitam-se regularmente nos momentos de lazer e principalmente durante as tarefas do dia-a-dia, optando por caminhadas e escadarias. Estão sempre de olho no peso, sem parecer;
– Capricham no estilo e na qualidade das suas roupas e acessórios, mantendo-se sempre elegantes e confortáveis. A mulher francesa conhece seu estilo e é fiel a ele, sendo autêntica e segura de si;
– Investem em leitura, cultura e conhecimentos gerais, mantendo-se sempre atualizadas e interessantes perante vários assuntos.
A maquiagem é um assunto à parte. Para a francesa, menos é sempre mais e elas sempre usam o mínimo possível de maquiagem durante o dia (preferem a proteção solar, iluminadores e batons marcantes) e reservam o make-up para eventos noturnos. Ela sempre parece estar de cara lavada e esse mistério é a essência do seu visual. Ela parece arrumada, mas natural.
A maquiagem é feita meticulosamente para parecer que é bonita naturalmente e que tem mais coisas a se preocupar na sua vida interessante… Ela sabe que parecer misteriosa, mas naturalmente bonita, contribui para o seu encanto.
Enquanto outras mulheres de outros países se sentem pressionadas a optar por cirurgias plásticas para afastar os sinais da idade, as francesas preferem tratar sua pele da forma que pareça o mais natural possível. São adeptas de cuidados faciais regulares que incluem limpeza profunda, esfoliação e tratamentos dermatológicos que estimulam o colágeno, como lasers, tecnologias, bioestimuladores e ácido hialurônico. Até fazem toxina botulínica (Botox), mas de uma forma muito suave e sempre mantendo algumas marcas de expressões leves. Em casa, sempre usam seu arsenal de produtos de beleza.
Afinal, se é para se sentir confortável na própria pele, é bom que ela esteja nas melhores condições. Pele boa é um símbolo de status e, graças às inúmeras opções de cuidados disponíveis, quase qualquer pessoa pode conquistá-la se quiser! Seja natural, seja divertido(a) e faça o que for preciso para ficar “bien dans sa peau” com prazer, vivendo a melhor versão da idade em que você estiver.
Envelhecer bem exige destacar as particularidades e desfrutar disso, em vez de tentar se adequar a formas preestabelecidas. A beleza, assim como a idade, é uma atitude!
Por: Dra Marcela Delcourt