Formada em nutrição em 1993, Nininha Lacombe começou sua carreira como nutricionista no restaurante Arábia.
Após uma temporada em Nova York, Estados Unidos, fazendo cursos de confeitaria, e fundou o ateliê Nininha Sigrist, de bolos e doces para festas de casamentos. Após 16 anos a frente de uma das maiores confeitarias do país, ela decidiu seguir um novo caminho.
Em 2016, concluiu o curso de Health Coach pelo Institute Integrative Nutrition (IIN), onde aprofundou seu conhecimento em alimentação saudável e longevidade. Assim, para auxiliar pessoas a mudarem seus hábitos para um estilo de vida mais consciente, co-fundou com a modelo e empresária Camila Espinosa o projeto Alimentando a Alma, que promove aulas e atividades culinárias.
No começo de 2018, Nininha montou a Small Acts, empresa que tem como objetivo promover uma alimentação saudável e descomplicada, oferecendo consultoria a pessoas, restaurantes e marcas.
Nininha também é formada em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya e em Chakras & Systems Whole Detox & The Rainbow Diet ministrado pela Deanna Minich .PhD.
Conhecendo um pouco da Nininha, vamos entender o por que da mudança radical em sua vida…
_ Conhecemos a Nininha, doceira famosa, me conta um pouco da sua vida (rotina maluca, costumes alimentares, horários de trabalho, stress, exercícios físicos).
Minha vida ja foi bem corrida!. Eu sempre trabalhei, sempre quis ser independente então tudo começou cedo, carreira e família vieram juntas!
meu primeiro filho, Paulo nasceu eu tinha 21 anos.
Trabalhei como nutricionista em alguns restaurantes e depois montei minha fabrica de doces.
Sempre gostei de uma boa alimentação, tanto que fui estudar nutrição. Lia muito e gostava de alimentação macrobiótica e de tudo que na época era pouco conhecido. Na verdade, hoje vejo que gostava mesmo era de realizar o sonho de pessoas, fazia isso com os doces agora faço com alimentação de verdade! Sempre sempre fiz exercício físico, desde criança… natação, ballet, ginastica, depois comecei yoga e nunca mais parei.
Sempre arrumava tempo pra tudo, nem sei como. rss…
_Quando a Ayurveda entrou na sua vida? Como você conseguiu incorporá-la no seu trabalho?
Em 2016 vendi minha empresa de doces a Nininha Sigrist. Foi uma decisão que precisei tomar e não foi fácil. Deixar tudo o que construí para traz inclusive meu nome. Enfim, quando me vi em casa, e não sabia o que eu ia fazer, voltei a estudar nutrição e percebi que queria seguir um caminho de escolhas simples e achei isso no Ayurveda.
_Quando virou a chave para uma vida totalmente diferente? O que te fez mudar? O que mudou na sua rotina?
Quando me separei!
No início achei que tudo continuaria bem, eu era casada ha 20 anos tinha 4 filhos éramos felizes e meu ex-marido e eu trabalhávamos juntos. Mas as coisas não aconteceram de uma forma tão romântica assim, e eu percebi que tinha que seguir minha vida sozinha profissionalmente, mesmo sem saber o que eu ia fazer e como eu ia ganhar dinheiro.
Acabei tendo mais tempo, pude curtir minhas meninas que eram pequenas na época e meus meninos que ja estavam grandes. Com o tempo que tive fui me conhecer e estudar e as coisas começaram a tomar um rumo.
Criei a Small Acts, que hoje ajuda as pessoas a buscar aquilo que elas precisam na alimentação e a ter mais qualidade de vida e mais saúde.
_O que ficou mais importante na sua vida com relação ao seu trabalho, qualidade de vida, alimentação, estilo de vida, prioridades?
Com relação ao meu trabalho, hoje eu desenho o meu modelo, eu vejo a forma como eu quero trabalhar hoje e sigo fazendo as coisas no meu tempo e do meu tamanho.
Qualidade de vida acaba sendo uma consequência de você passar a se conhecer e saber o que é melhor para você, poder se escutar, criar o seu espaço, ficar em silêncio e ouvir a grandiosidade do nosso ser.
Alimentação acabou simplificando, mais legumes, mais verduras, menos proteínas animais… queria tudo o que fosse mais fácil de preparar.
Estilo de vida sempre foi calmo, antes porém procurava mais pessoas e amigos, hoje gosto de ficar sozinha…
Prioridades passaram a ser Eu e meus filhos. Vivo hoje para ter eles perto, ajudar e incentivar cada um nas suas jornadas de vida, e as meninas principalmente a seguir a nossa intuição.
_Você hoje tem uma alimentação mais focada em plantas, come pouco peixe, carne (bem eventualmente), como foi essa adaptação?
Eu queria cozinhar coisas simples. Não queria mais coisas difíceis e trabalhosas, então o que eu sabia fazer era cozinhar legumes e eu gostei! Fui descobrindo legumes, temperos e um novo mundo vai se abrindo, um novo repertório.
_Hoje com seu projeto de alimentação, seu Detox como funciona? e seu outro projeto Alimentando a Alma? Conte um pouco deles…
Alimentando a alma surgiu quando minha amiga Camila Espinosa e eu estávamos nessa transição de carreira. Montamos um projeto para inspirar as pessoas a viver melhor, ela faz a aula teórica e eu a prática na cozinha.
Já a Small Acts tem consultorias em restaurantes e em casas para ensinar receitas simples e saudáveis e toda primeira semana do mês faço um Detox com os princípios da culinária Ayurvedica para 11 pessoas no máximo.
O objetivo desse Detox é fazer as pessoas comerem 4 dias uma comida 100% orgânica e livre de leite, glúten e proteínas de origem animal, facilitando assim nosso processo de digestão e eliminando toxinas.
Opa consegui encontrar as informações que estava
precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.
que maravilha! gostamos do comentário