Existem dezenas de produtos projetados para limpar o ar interno. Mas eles realmente funcionam? Perguntamos aos especialistas o que você realmente precisa.
2. Limpadores HEPA independentes para o seu quarto e sala de estar, se você não tiver aquecimento central e ar. No entanto, evite produtos de limpeza que dizem que “ionizam” o ar: “Essas unidades realmente liberam ozônio em sua casa”, diz o alergista James Sublett, presidente do Comitê de Ambiente Interno do Colégio Americano de Asma, Alergia e Imunologia. (Os especialistas não têm certeza de quanto ozônio outras ferramentas ionizantes, como secadores de cabelo, liberam, mas provavelmente não é o suficiente para causar preocupação. Seque com cuidado!).
3. Um detector de monóxido de carbono. É absolutamente necessário ter um e manter as baterias carregadas: O monóxido de carbono pode ser mortal, mas muitas pessoas não percebem que mesmo uma pequena quantidade de CO pode produzir sintomas como fadiga e dores de cabeça crônicas. E faça com que sua companhia de gás inspecione aparelhos a gás, como seu fogão, pelo menos uma vez por ano, já que alguns vazamentos de baixo grau podem não acionar seu detector.
4. Um higrômetro. Este dispositivo barato que mede o seu nível de umidade. E se for muito mais alto do que isso, você está fornecendo sustento aos ácaros e fungos. Compre um desumidificador e lembre-se de esvaziar o tanque com freqüência para evitar o crescimento de bactérias.
5. Um capacho. Não é apenas para fazer seus convidados se sentirem bem-vindos! Limpar a sujeira de seus sapatos antes de entrar pode reduzir significativamente a quantidade de partículas finas que você traz para dentro. Melhor ainda: instituindo uma política de proibição de calçados.