Lembrete amigável: nossa pele é um órgão e todos os produtos que usamos em nosso corpo são absorvidos por ela. Isso inclui os produtos que você usa para manter as coisas aquecidas no quarto – por isso recomendo o uso de produtos atóxicos sempre que possível. Ler os rótulos pode ser confuso e pesquisar todos os ingredientes pode ser demorado. Abaixo, dividimos em uma lista de referência fácil de ingredientes que sugiro evitar, seja em lubrificação pessoal ou outros produtos de beleza.
1. Ingredientes à base de petróleo:
Geralmente, eles permanecem por mais tempo do que outros lubrificantes, cobrindo sua pele, o que pode causar infecções. Eles também danificam os preservativos. Dois exemplos amplamente conhecidos são o óleo de bebê e a vaselina.
2. Parabenos:
Acredita-se que esse conservante sintético atue como um desregulador endócrino e pode imitar os efeitos do estrogênio. Isso pode interferir com seus hormônios naturais e potencialmente aumentar o risco de câncer de mama.
3. Glicerina:
É amplamente utilizado em lubrificantes pessoais e, para algumas mulheres, pode causar cândida (infecções por fungos) e infecções do trato urinário (ITUs), portanto, se você tem tendência a isso, deve evitar. Se você não estiver, este ingrediente deve estar bem.
4. Benzocaína:
É um agente entorpecente e usado em alguns lubrificantes. As mulheres que acham a relação sexual dolorosa são mais atraídas por ela. No entanto, com menos sensações, seu corpo pode não reconhecer os sinais de parada, o que pode causar microrrupturas no tecido e problemas graves. Também pode causar dermatite de contato alérgica (irritação da pele).
5. Propilenoglicol:
Este ingrediente é encontrado em algumas marcas de anticongelante e pode causar irritação nos tecidos.
6. Gluconato de clorexidina:
Este agente antibacteriano pode alterar os níveis de bactérias em nossa vagina e desequilibrá-la, o que pode levar a infecções. O gluconato de clorexidina também pode causar irritação e inflamação dos tecidos.
7. Nonoxinol-9:
Este espermicida pode matar as bactérias benéficas da vagina e levar à vaginose bacteriana (VB) em algumas pessoas.
Se você suspeitar que sua secura vaginal é causada por medicamentos, fale com seu médico. Para muitos medicamentos, existem alternativas que não terão esse efeito colateral. Mulheres que apresentam secura e sintomas continuamente podem falar com seu médico sobre outras opções de tratamento. Quando estamos desidratados, também afeta nossa vagina, portanto, certifique-se de beber bastante água para se manter hidratado. Um bom programa de exercícios para o assoalho pélvico e estimulação sexual regular também podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e as secreções naturais para a vagina.