Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “colocar em ordem perfeita”. Na língua havaiana, a palavra é definida por:
- Ho’o = “causa”
- ponopono = “endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, corrigir, ordenar”
Descoberta pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos.
Ho’oponopono Huna é um ritual havaiano utilizado pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão.
Ela idealizou o Ho’oponopono de Identidade Própria, que, diferentemente do Ho’oponopono Huna, nos traz uma proposta de autocura.
Repetindo a frase: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado” o Ho’oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida.
Ainda que se trate se frases simples, algumas dúvidas sobre o assunto sempre surgem e, por isso, trago aqui as principais.
Algumas pessoas chegaram a questionar se o Hoponopono era alguma prática religiosa, a resposta é não! É somente uma técnica eficiente. Esse mantra está relacionado a valores como humildade, amor, compaixão e gratidão.
A idéia é ajudar você a entender que “seus problemas” são memórias que se repetem no seu subconsciente.
Dizer a frase em voz alta ou mentalmente, não importa, ela precisa ser verdadeira, com a intensão da mudança. Afinal, você só reconhece aquilo que conhece. E se algo está incomodando, é porque conhece aquilo, está no seu inconsciente ou mesmo no seu consciente.
Sendo assim, você tem toda a condição de integrar essas situações ou emoções por meio de seu perdão e amor.