A técnica que ressalta a beleza e minimiza o envelhecimento. Os procedimentos faciais têm se tornado queridinhos de muitas celebridades e são cada vez mais procurados pelos brasileiros.
A Harmonização Facial é conjunto de procedimentos que visa embelezar, tratar os sinais do envelhecimento e também corrigir falta de volumes faciais. Para tal, profissionais habilitados, como Dentistas e Médicos, lançam mão de preenchimentos faciais (Ácido Hialurônico), botox e bioestimuladores.
A técnica consiste na avaliação da face como um todo, oferecendo um planejamento personalizado para cada indivíduo. Muitas vezes a origem da insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada em uma área diferente daquela que o desagrada.
Por exemplo, muitos pacientes se queixam da flacidez e acúmulo de gordura na parte inferior do rosto, conhecido como “buldogue”. Para tratar essa região precisamos reestruturar os tecidos que sustentam essa pele, como o contorno da mandíbula, queixo e outras estruturas da face.
Um tratamento muito desejado e também temido é o preenchimento labial. Existe um estigma, pois resultados exagerados vêm sendo desfilados por celebridades. Da mesma forma que os demais procedimentos faciais, o preenchimento labial deve ser realizado com naturalidade. Alguns pacientes possuem um lábio muito mais fino do que o outro, assimetrias e alterações de perfil. Por isso, antes de realizar este procedimento, o profissional deve avaliar criteriosamente a face do paciente como um todo, incluindo processos dentais.
Em tratamentos full face, onde todo o rosto é avaliado e remodelado, consideramos um caso de sucesso quando é obtido um resultado sutil e natural. O desejado é que as demais pessoas não identifiquem qual foi o procedimento realizado, mas sim, uma melhora na aparência geral da pessoa que foi tratada sem perder sua identidade.
Quais os procedimentos recomendados para cada área?
Com preenchedores de Ácido Hialurônico podemos tratar algumas queixas conhecidas como “buldogue” (excesso de pele no inferior do rosto), “bigode chinês”, “linhas de marionete” (logo abaixo da boca), queixo, lábios, nariz, mandíbula, “olheiras”, “maçã do rosto”, além da reestruturação de gorduras e ossos perdidos como processo do envelhecimento.
Já o botox é indicado para as linhas que vemos quando nos expressamos, sorrimos ou quando estamos bravos, por exemplo, os “pés de galinha”, as linhas entre as sobrancelhas e da testa.
Por último, os bioestimuladores de colágeno são indicados para a flacidez da pele.
Estes tratamentos são realizados em consultório com anestesia local, com o máximo de conforto, e são considerados minimamente invasivos. Por isso, os pacientes podem retornar as atividades diárias após 24horas.
É importante ressaltar que procedimentos realizados com altas quantidades de produtos ou em regiões anatômicas erradas podem ocasionar nódulos e até mesmo problemas mais sérios, como necrose de tecidos. Portanto, o profissional escolhido para tratar a sua face deve estar altamente treinado e pronto para reverter qualquer situação inesperada.