Sentar é algo que todos nós fazemos muito, sem realmente compreender os efeitos de longo prazo sobre a saúde.
Ficar sentado por apenas três ou mais horas por dia aumenta o risco de uma pessoa contrair doenças crônicas e reduz sua expectativa de vida em dois anos. Na verdade, sentar por mais de três horas por dia tem esses efeitos, mesmo se você for fisicamente ativo – exercitar-se pelos 30 minutos recomendados por dia não compensa um caso contrário, estilo de vida sedentário.
Estilo de vida sedentários estão contribuindo significativamente para o aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
O que há de tão ruim em sentar?
Quando você está sentado, seus músculos ficam inativos e seu corpo não é capaz de controlar a glicose no sangue normalmente. Isso contribui para a síndrome metabólica (a incapacidade de manter níveis saudáveis de glicose no sangue), que leva a níveis anormalmente elevados de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Esses fatores aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes. Níveis mais elevados de açúcar no sangue também estão associados a um risco aumentado de certos tipos de câncer.
É um pouco contra-intuitivo que algo aparentemente tão inofensivo como sentar-se tenha tantos efeitos prejudiciais à saúde. Mas mesmo que sentar não seja perigoso, seu corpo não foi feito para ficar parado por longos períodos de tempo.
Você provavelmente pode imaginar seus avós anos atrás caminhando até o mercado para comprar mantimentos e levando-os para casa; lavar a roupa e pendurá-la para secar; agachar-se para arrancar ervas daninhas da flor ou da horta. Até mesmo seus pais, quando começaram seus empregos no escritório, provavelmente andaram pelo corredor para falar com um colega de trabalho ou fizeram viagens de ida e volta do arquivo (em vez de mandar um e-mail ou WhatsApp para aquele colega de trabalho ou armazenar arquivos em um computador).
Esses tipos de movimentos humanos naturais foram substituídos por mudanças na tecnologia e no estilo de vida, resultando em uma redução dramática dos movimentos ao longo do dia.
HOME OFFICE nos mantêm sentados muito tempo
Os trabalhos de hoje, promovem esse problema, porque exigem que as pessoas se sentem muito mais horas por dia do que o normal ou saudável para o seu corpo. Acontece que as pessoas que trabalham em empregos sedentários têm o dobro do risco de desenvolver câncer, especialmente câncer de cólon e reto.
Portanto, isso não é o ideal, mas existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a situação sem abandonar o emprego:
sentar menos e se mover mais
1. Levante-se e mova-se pelo menos 5 a 10 minutos a cada hora. Quando precisar encher sua garrafa de água, usar o banheiro ou pegar algo na impressora, escolha o caminho mais longo.
2. Defina um cronômetro para fazer micro-pausas a cada 20 a 30 minutos – levante-se e alongue-se por um ou dois minutos.
3. Levante-se quando puder, como quando você está falando ao telefone, conversando com um colega de trabalho ou organizando papéis.
4. Obtenha um quadro branco em seu escritório para controlar sua lista de tarefas ou delinear projetos. É difícil escrever em um quadro branco sentado!
5. Vá até um colega em vez de enviar um e-mail ou ligar.
6. Faça uma caminhada na hora do almoço.
7. Alongue-se em sua mesa.
Se você precisa sentar-se por muitas horas todos os dias (muitos de nós precisamos), certifique-se de fazê-lo com uma postura sentada adequada – pode ajudar a reduzir a tensão e a dor nas costas e minimizar os efeitos colaterais negativos de muito sentado.