por Dr. Fernando Leal

É POSSÍVEL MATEMATIZAR NOSSA DIETA?

bariatrica

Toda vez que falamos em perda de peso ou simplesmente em fazer dieta, uma pergunta super frequente é: quando ou até mesmo quanto podemos abusar? Se realmente existe uma maneira de se manter em dieta e se são permitidos pelo menos alguns abusos eventuais.

A maioria das pessoas de uma maneira em geral tem uma programação mental de 2 abusos por semana, seja nos doces, nos salgadinhos, nas massas ou mesmo nas bebidas alcoólicas determinando essas permissões nos finais de semana ou mesmo em 1 dia na semana e outro no final de semana. O grande problema que vislumbro é exatamente esse: se racionalizarmos e conseguirmos transformar esse abuso em números, computaríamos então o número de finais de semanas que temos em 1 ano, ou seja, a somatória de 3 meses e 2 semanas só de finais de semana em 1 ano.

Só que infelizmente aí começam os complicadores, toda vez que pensamos nessas 2 vezes distribuídas nas semanas, inconscientemente esquecemos por exemplo dos feriados, que de uma maneira geral totalizam outras 2 semanas no decorrer do ano todo. Não podemos deixar de contar as eventuais emendas de feriados que felizmente para alguns mas não para outros, nem sempre temos como constância; aí então podemos a grosso modo adicionar outra semana exclusivamente para esse momento àqueles que costumam emendar os feriados.

Pareceu tranquilo até aqui mas esquecemos dos aniversários: meu, seu, da namorada, marido, esposa, amigos, amigos da namorada, amigos dos amigos, primos, avós, pais, aniversários dos filhos e pior, dos amiguinhos dos filhos, as famosas festas de crianças, ou seja, uma infinidade de aniversários que comparecemos e nem sempre são somados naquelas semanas iniciais – vamos então atribuir na nossa conta mais 2 semanas. Não podemos deixar passar as nossas férias, que obviamente aqueles que efetivamente tiram 30 dias de férias se permitem alguns abusos, afinal, estamos de férias e sim, merecemos nos entregar às tentações que de uma forma ou de outra fugimos no decorrer do ano todo. Seria por demais somar todos os 30 dias, então mantendo a mesma métrica, que tal adicionar a nossa conta outras 2 semanas?

E por fim os eventos mais aleatórios possíveis que as vezes nos pegam no contra pé. Sejam por exemplo as copas do mundo, ou um campeonato da Libertadores, ou a Champions League, NFL, NBA, casamentos, formaturas e os derradeiros eventos de final de ano: quantas confraternizações, seguidas da famosa semana do Natal ao Réveillon! A tudo isso colocamos outras 2 semanas.

No final teremos na realidade 5 meses e 3 semanas de abusos! São números que nunca passam pela nossa cabeça e com eles, voltando a ideia inicial da dieta e a perda de peso, é óbvio que fica completamente inviável. Como pensar em emagrecer fazendo artes praticamente metade do ano?!

Infelizmente não temos tempo o suficiente para pensarmos nisso que numericamente abusamos muito mais que deveríamos e para isso usamos de desculpas motivos os mais diferentes possíveis e a somatória final sempre é negativa em relação ao emagrecimento ou a simples tentativa se se manter em forma.

Não poderíamos então montar um valor numérico que correspondesse aos nossos anseios e que de uma forma geral nos mantivesse em dieta?

Para saber mais sobre a técnica ou sobre o Dr Fernando Leal, para segui-lo no instagram.com/fernandolealpereira e o tel do consultorio: 11 3031-5388

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *