A terapia floral tem sido usada ha quase um século desde de que o inglês Dr Edward Bach revelou ao mundo suas incríveis descobertas. Médico renomado, incansável pesquisador, bacharel em medicina, cirurgia, ciências , saúde pública, homeopata e bacteriologista, Dr Bach se destacou no meio científico ao criar uma série de vacinas consideradas inovadoras até mesmo nos tempos atuais, mas foi sua obra baseada no fantástico potencial curativo das flores que o consagrou no mundo todo.
Bach observou que as doenças, ocorrem a partir de estados mentais negativos, não bastando apenas atacar os sintomas, mas sim a causa que desencadeou o mal físico, que nada mais é que o último estágio de um desequilíbrio sofrido, sendo essa a base da filosofia do Dr. Bach: tratar a pessoa e não a doença.
Depois de Dr Bach apareceram muitos outros sistemas florais, como os florais de Saint Germain sintonizados pela brasileira Neide Margonari, que atuam sob a mesma filosofia , cabendo ao terapeuta floral identificar a essência adequada para cada quadro
O uso terapêutico dos florais podem alavancar o processo de cura, promovendo uma melhora significativa, mesmo quando não são os principais agentes medicamentosos , pois percebem o indivíduo de forma integral e única e trata as causas individuais e não apenas os sintomas.
Os florais utilizam a energia de pura consciência, energia vital que as flores carregam em si. São catalisadores espirituais que preenchem os vazios energéticos causados pelo estresse e emoções negativas. Atitudes, palavras e pensamentos negativos bloqueiam a passagem da luz nos elétrons que compõem nossos corpos físico e suprafísicos A doença física é a cristalização de uma postura errônea da personalidade, gerada pelo conflito entre a mente e os reais anseios da alma, é um distúrbio energético que tem seu início em um dos corpos suprafísicos: etérico, emocional ou mental que vão contra a Divindade interna.
O tratamento com essências florais consiste num sistema simples e naturalista, que busca o equilíbrio entre mente, emoções e espírito, num caminho de reconexão com a essência original de amor e paz , inerente a todo Ser. Tratam antes de tudo do sofrimento da alma, quando nos afastamos do nosso caminho, ou nos deixamos levar pelo ego, dominados por traumas e estados emocionais de medo, mágoa, raiva, culpa, abandono, desespero.
Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, inúmeros trabalhos científicos foram feitos a respeito das essências florais e de campos de consciência. Diversos cientistas defenderam dissertações de mestrado e teses de doutorado comprovando a eficácia das essências florais no tratamento de patologias psíquicas (mentais) e físicas. Os trabalhos foram defendidos com êxito e algumas destas pesquisas foram inclusive conduzidas em animais e plantas, comprovando definitivamente que os florais não são placebos.
Tanto que a terapia floral faz parte das 29 práticas integrativas e complementares de saúde oferecidas pelo Sistema Único de Saúde- SUS.
Que beneficiou mais de 1,4 milhões que passaram por de atendimentos individuais em 2017
Os florais podem ser usados por qualquer pessoa, adulto , crianças , bebês , idosos, indivíduos inconscientes, animais ou plantas, sem qualquer tipo de contra indicação.
Mais do que tratar do corpo físico, cuidar da alimentação, é preciso tratar do nosso estado interno se quisermos desfrutar de boa saúde, e a natureza é nossa grande aliada para restaurar equilíbrio do nosso sistema, abrir nossos canais de percepção e trazer consciência de nossa origem, propósito e ligação com o Todo.
Daniela Motta, Terapeuta Integrativa.
Naturopata, terapeuta floral, aromaterapeuta, Reiki Master, Mestre Magnified Healing.