por Wilmar Villas

CORRIDA E PILATES

Com diferentes objetivos, muitos optam por duas ou mais modalidades de exercícios físicos na rotina semanal: pode ser para melhorar a performance, acelerar a mudança no shape ou simplesmente, ter mais de uma opção de atividade durante a semana e evitar a desmotivação nos treinos. Desde que sejam respeitados os limites de cada um e que haja orientação de profissionais qualificados, praticar mais de uma modalidade física podem trazer diversas  vantagens para o praticante no aspecto de melhoria nas capacidades biomotoras e psicológicas. Com isso, o pilates vêm ganhando cada vez mais adeptos.

• Para aqueles que possuem a corrida em suas rotinas de treino, por exemplo, precisam fortalecer os músculos a fim de prevenir lesões ou ganhar resistência. Nesse sentido, os exercícios de força e os de flexibilidade podem ser incluídos na planilha de corrida, com o volume e intensidade adequados para cada pessoa. 

• Principais benefícios do Pilates para corredores:

Promove fortalecimentos dos músculos, especialmente da região do core (pares de músculos que atuam como um centro de força, formado pelo grupo de músculos do tronco, abdômen, lombar e quadril), de onde deve surgir a energia necessária para a realização dos exercícios;

Contribuindo com a prevenção de lesões durante a corrida, o pilates é excelente para trabalhar a estabilidade lombo-pélvica, o que auxilia na prevenção de dores na região lombar, muito comum em pessoas que correm. Também fortalece a musculatura local mais profunda, responsável por essa estabilidade; além de melhorar a postura e o centro de gravidade do corpo, o que auxilia na impulsão e na aterrissagem durante a ação da corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *