A Cannabis Sativa acompanha a humanidade há mais de cinco mil anos. Ao longo de todo esse tempo, ela se difundiu por todo o planeta sendo utilizada de diversas maneiras, da raiz às flores. Com esse contato íntimo, a planta e a humanidade foram se alterando e se adaptando cada vez mais. Sua caminhada evolutiva foi muito bem-sucedida: para vigorar, tornou-se um fitoterápico “faz-tudo”, capaz de regular de maneira única essa maravilhosa máquina que é o corpo humano. Com base em dados e evidências científicas, a Cannabis se tornou uma espécie de planta capaz de tratar mais de 200 condições patológicas. O motivo dessa vasta aplicação se deve porque os canabinóides presentes nas plantas ativam o nosso sistema endocanabinoide, presente no corpo humano. Basicamente esse é um dos maiores sistemas no nosso organismo, capaz de estabelecer o incrível mecanismo de Homeostase, – equilíbrio das funções orgânicas.
As principais indicações de tratamento com a Cannabis
Medicinal são por desordens nesse sistema de regulação, como as doenças neurológicas e neurodegenerativas, transtornos psiquiátricos, dores crônicas, câncer e cuidados paliativos. A planta tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, ansiolíticas, antipsicóticas, anticonvulsivas, anticancerígenas, anti espasmódicas, imunossupressoras e neuroprotetoras, resultantes da ativação do nosso sistema endocanabinoide. Sendo destaque nos tratamentos de doenças como o Alzheimer, Parkinson, Autismo, Fibromialgia, Epilepsia, Insônia, Endometriose, Transtornos Depressivos e Ansiedade.
Nos últimos anos, ela tem conquistado seu merecido espaço e a”onda verde“ vem inundando o mercado e a indústria global para fins medicinais. Hoje no Brasil mais de 10 medicamentos à base de Cannabis são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um salto evolutivo para a medicina nacional. O paciente através de um médico prescritor e, com real indicação para uso, em poucos passos consegue liberação e autorização para assim seguir com seu tratamento de forma segura e regulamentada. Hoje busco vencer a desinformação e mostrar que a nossa sociedade só tem a ganhar com o uso da Cannabis medicinal.