Muitos dos alimentos e ingredientes que ingerimos diariamente – se escolhemos comê-los ou eles se infiltram em nossos lanches e refeições – causam estragos em nosso interior e causam reações inflamatórias em nosso corpo. O truque é garantir que estamos sempre lendo nossos rótulos, além de experimentar o que funciona e o que não funciona. Estamos em uma busca ao longo da vida para aderir a truques anti-inflamatórios, alimentos e produtos, mas que tal prevenir a inflamação antes mesmo que ela aconteça?
Embora alguns alimentos possam desencadear inflamação em algumas pessoas e não em outras, o melhor é evitar gatilhos inflamatórios conhecidos, independentemente do que nossa experiência pessoal possa dizer. Nem toda a inflamação é imediatamente aparente e, de fato, a maioria dos perigos relacionados à inflamação se deve à exposição a longo prazo a esses gatilhos.
Suco e refrigerante são carregados de açúcar
“Açúcares simples, especialmente quando consumidos sozinhos, desencadearão picos de açúcar no sangue, levando à inflamação crônica, aumentando as citocinas pró-inflamatórias. Estudos sugerem que refrigerantes e sucos de frutas são uma das principais causas de diabetes e obesidade em nosso país. A inflamação é a causa da maioria das principais doenças e doenças crônicas. ”
OK, então provavelmente já sabíamos que o açúcar era ruim. Mas o açúcar processado e até os açúcares naturais em sucos e concentrados de suco são perigosos, especialmente se não tivermos uma dieta rica em fibras.
Excesso de carboidratos, especialmente carboidratos processados
“Muitos carboidratos também causam picos de açúcar no sangue e desencadeiam inflamações, mesmo que sejam grãos integrais. Muito carboidrato não é uma coisa boa. Os carboidratos processados desencadearão uma resposta inflamatória mais alta do que os de grãos integrais, devido ao seu teor de fibras muito baixo ou inexistente. Isso causa um aumento no açúcar no sangue, desencadeando uma resposta inflamatória. ” Tente equilibrar carboidratos com proteínas e gorduras saudáveis.
Portanto, se você está comendo frutas (que sim, possuem fibras, mas também é uma grande fonte de carboidratos e frutose – “açúcar”), coma nozes ou iogurte – que contêm gordura e proteína para estabilizar o aumento do açúcar no sangue e mantê-lo satisfeito, em vez de faminto em 20 minutos.
Gorduras Trans
“As gorduras trans são gorduras quimicamente alteradas que desencadeiam a inflamação e devem ser evitadas o máximo possível para evitar doenças cardíacas e a maioria das outras doenças”. Você encontrará gorduras trans em ingredientes e alimentos que contêm óleos hidrogenados e óleos parcialmente hidrogenados. Eles são predominantes no fast food.
Álcool
“A pesquisa sugere que a ingestão excessiva de álcool está ligada à inflamação.” Provavelmente, isso não é novidade para ninguém e, se algum de nós já teve uma ressaca ruim, todos experimentamos uma pequena parte do ataque desastroso que se segue ao consumo excessivo. Mas mesmo beber regularmente com moderação pode ter um efeito sobre a inflamação e nossas respostas imunológicas e pode se transformar em algo sério ao longo do tempo.
Carnes vermelhas
“Os estudos sugerem que comer carnes vermelhas fará com que os níveis de CRP (proteína C reativa) aumentem no sangue, o que é um indicador indicativo de inflamação e risco de doença cardíaca”. Isso não significa que toda proteína é ruim. Aves, peixes, legumes e nozes são ótimas fontes de proteína e demonstraram fornecer níveis de PCR significativamente mais baixos quando trocados por carne vermelha. Se você realmente não consegue viver sem um bife, lembre-se de tudo com moderação. Manter esses gatilhos inflamatórios na vanguarda de sua mente é o próximo melhor passo.