Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram doenças autoimunes simplesmente por mudanças de estilo de vida.
Nas doenças autoimunes, o corpo ataca as células saudáveis do corpo ao invés de antígenos externos.
Os antígenos podem ser bactérias, toxinas, vírus, células de cancerígenas, entre outros. Seu corpo produz anticorpos que ajudam a matar esses antígenos. Quando você sofre de uma doença autoimune, o sistema imunológico não consegue distinguir entre células saudáveis e antígenos, destruindo as células saudáveis. Isto pode acontecer em vários tecidos corporais. Além disso, ainda não tendo cura, as doenças autoimunes também não têm uma causa aceita. Há algumas teorias que tentam explicar as causas dessas doenças. Uma teoria é que os microorganismos ou as drogas podem causar mudanças que confundem o sistema imunológico. Isso pode estar acontecendo devido a fatores genéticos.
A genética, certamente, desempenha um papel nas doenças autoimunes.
Embora a ciência possa parecer um tanto sombria, há muitas histórias maravilhosas de pessoas colocando essas doenças em remissão simplesmente mudando sua dieta e estilo de vida.
Ao lidar com uma doença autoimune, o ideal é equilibrar a flora intestinal e a permeabilidade intestinal, consumindo alimentos probióticos, como iogurte “de verdade, fermentados, kombucha e evitar alimentos alérgenos e altamente inflamatórios como: leite e derivados, carne vermelha, gluten, alimentos ultra processados.
Alimentos ricos em ômega 3 como a sardinha e a semente de linhaça devem ser ingeridos com frequência, além do açafrão da terra e gengibre, todos esses anti inflamatórios.